
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Janeo da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BANDEIRA, Salete Maria Chalub | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BEZERRA, Simone Maria Chalub Bandeira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-21T20:02:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-21T20:02:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional: Construções de possibilidades didáticas com professores em formação inicial com o uso do aplicativo Trigonometry Unit Circle - MPECIM/UFAC | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564385 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional participativo, obtido a partir desse processo de investigação, teve como referencial teórico-metodológico a Teoria de Duval (2011) sobre os Registros de Representação Semiótica; as perspectivas de Borba, Scucuglia e Gadanidis (2015), sobre as quatro fases das tecnologias digitais em Educação Matemática; a reflexão de Prado (2009) sobre a reconstrução da prática pedagógica voltada para integração das tecnologias e mídias aos conteúdos curriculares; dentre outros fundamentos teóricos. Este material, apresenta a aplicação do Trigonometry Unit Circle como recurso pedagógico para o ensino de funções trigonométricas em sala de aula. Colaboram com o estudo 13 discentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal do Acre (UFAC), no âmbito das disciplinas de Práticas de Ensino de Matemática III e IV (com cargas horárias de 75 horas) e Informática Aplicada ao Ensino de Matemática (com carga horária de 60 horas). Neste estudo, serão utilizados os princípios de Engenharia Didática, inicialmente concebida como uma forma de concretizar os ideais e pressupostos de investigação da Escola da Didática da Matemática Francesa. O processo experimental dessa metodologia é constituído por quatro fases: análises prévias; concepção e análise a priori de experiências didático-pedagógicas desenvolvidas em sala durante as disciplinas de PEM III, PEM IV e IAEM por professores em formação; experimentação; e análise a posteriori e validação experimental (ARTIGUE, 1996). No desenvolvimento desta pesquisa, foram realizadas atividades com o aplicativo Trigonometry Unit Circle (TUC), objetivando-se conhecer suas reais potencialidades e restrições, correspondendo a primeira fase, as oficinas de observações realizadas durante as disciplinas do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), Tecnologias e Materiais Curriculares para o Ensino de Matemática (MPECIM 008) e Tendências em Educação Matemática e Práticas Culturais: Elaboração de Recursos Didáticos na Formação Docente (MPECIM 033), e em sala de aula com estudantes do terceiro ano do Colégio de Aplicação (CAp/UFAC). | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,75 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial em matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia móvel | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Trigonometria | pt_BR |
| Título: dc.title | PRODUTO EDUCACIONAL: Construções de possibilidades didáticas com professores em formação inicial com o uso do aplicativo Trigonometry Unit Circle | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tecnologias e Materiais Curriculares para o Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| produto-educacional-janeo-da-silva-nascimento.pdf | 4,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564385/2/produto-educacional-janeo-da-silva-nascimento.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons