PRODUTO EDUCACIONAL: Construções de possibilidades didáticas com professores em formação inicial com o uso do aplicativo Trigonometry Unit Circle

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Janeo da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorBANDEIRA, Salete Maria Chalub-
Autor(es): dc.contributor.authorBEZERRA, Simone Maria Chalub Bandeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-21T20:02:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-21T20:02:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional: Construções de possibilidades didáticas com professores em formação inicial com o uso do aplicativo Trigonometry Unit Circle - MPECIM/UFACpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564385-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional participativo, obtido a partir desse processo de investigação, teve como referencial teórico-metodológico a Teoria de Duval (2011) sobre os Registros de Representação Semiótica; as perspectivas de Borba, Scucuglia e Gadanidis (2015), sobre as quatro fases das tecnologias digitais em Educação Matemática; a reflexão de Prado (2009) sobre a reconstrução da prática pedagógica voltada para integração das tecnologias e mídias aos conteúdos curriculares; dentre outros fundamentos teóricos. Este material, apresenta a aplicação do Trigonometry Unit Circle como recurso pedagógico para o ensino de funções trigonométricas em sala de aula. Colaboram com o estudo 13 discentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal do Acre (UFAC), no âmbito das disciplinas de Práticas de Ensino de Matemática III e IV (com cargas horárias de 75 horas) e Informática Aplicada ao Ensino de Matemática (com carga horária de 60 horas). Neste estudo, serão utilizados os princípios de Engenharia Didática, inicialmente concebida como uma forma de concretizar os ideais e pressupostos de investigação da Escola da Didática da Matemática Francesa. O processo experimental dessa metodologia é constituído por quatro fases: análises prévias; concepção e análise a priori de experiências didático-pedagógicas desenvolvidas em sala durante as disciplinas de PEM III, PEM IV e IAEM por professores em formação; experimentação; e análise a posteriori e validação experimental (ARTIGUE, 1996). No desenvolvimento desta pesquisa, foram realizadas atividades com o aplicativo Trigonometry Unit Circle (TUC), objetivando-se conhecer suas reais potencialidades e restrições, correspondendo a primeira fase, as oficinas de observações realizadas durante as disciplinas do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), Tecnologias e Materiais Curriculares para o Ensino de Matemática (MPECIM 008) e Tendências em Educação Matemática e Práticas Culturais: Elaboração de Recursos Didáticos na Formação Docente (MPECIM 033), e em sala de aula com estudantes do terceiro ano do Colégio de Aplicação (CAp/UFAC).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,75 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial em matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia móvelpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Trigonometriapt_BR
Título: dc.titlePRODUTO EDUCACIONAL: Construções de possibilidades didáticas com professores em formação inicial com o uso do aplicativo Trigonometry Unit Circlept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTecnologias e Materiais Curriculares para o Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons