FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAISEM CIÊNCIAS: PENSAR E FAZER

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTHEODORIO, JOSÉ DE AMORIM-
Autor(es): dc.contributor.authorLOBINO, MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-18T18:18:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-18T18:18:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-20-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_GD 68_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564343-
Resumo: dc.description.abstractEducador, é com grande motivação que apresentamos o Guia Didát ico da Formação Cont inuada e em Serviço para Professores dos Anos Iniciais em Ciências, que teve como objet ivo apresentar a est ruturação e a organização do refer ido processo format ivo. Trata-se de um curso de Extensão intitulado “Formação Cont inuada para Professores dos Anos Iniciais em Ciências Naturais: abordageminter / transdisciplinar”, fruto de um t rabalho colaborat ivo entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática – Educimat / Inst i tuto Federal do Espí r i to Santo - I fese a Secretár ia de Estado da Educação - Sedu, envolvendo professores de anos iniciais do ensino fundamental da rede pública estadual do Espírito Santo. Desse modo, pode-se articular a pesquisa, a extensão e o ensino. Esse guia busca descrever a organização estrutural da formação, apresentando as temáticas desenvolvidas nos três módulos formativos, descrevendo os processos de concepção e planejamento do curso de formação em Ciências da Natureza bem como o método de def inição da temática de cada módulo e a preparação de cada encontro, seus objetivos, conteúdos e metodologias,articulados ao Cur rículo Básico da Escola Estadual (CBEE) . Dessa forma, esperamos contribui r com o saber e saber - fazer da equipe docente (diretores escolares, pedagogos, professores, professores coordenadores de área) na elaboração e implementação de processos formativos em serviço, interligando concepção, metodologia e prática educativa, construídas dentro no processo de formação profissional, tendo como lócus a escola numa relação indissociável entre teoria e prática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,39MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de ciências; formação continuada de professores dos anos iniciais; abordagem temática; momentos pedagógicos; alfabetização cientifica.pt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAISEM CIÊNCIAS: PENSAR E FAZERpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons