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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Póss Asano, Juliete Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-20T17:14:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-20T17:14:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Juliete Gomes Póss Asano | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564337 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Produção Técnica Educacional advém da necessidade em se repensar a práxis da Educação Ambiental (EA), assim como a necessidade de pensar em propostas metodológicas numa perspectiva crítica e reflexiva, dinâmica e integradora, as quais possam contribuir para a formação cidadã. Em consonância, está pesquisa buscou possibilitar a apropriação de conhecimentos por meio do reconhecimento de problemáticas locais, a fim de despertar o interesse sobre as preocupações socioambientais da escola e de seu entorno. Diante disso, buscou-se ouvir a comunidade escolar, bem como levantar questionamentos e significações que contribuíssem para a formação crítica e para a transformação da realidade investigada. A EA, na perspectiva Crítica e Emancipatória aplicada a está Produção Técnica Educacional, objetiva corroborar para possíveis transformações socioambientais por meio de reflexões e ações que impliquem em cidadãos mais ativos e críticos, com consciência e vontade de lutar por melhorias (LOUREIRO, 2005; REIGOTA, 2007; LOUREIRO; TORRES, 2014). De acordo com Zabala (1998), o ensino assumiu um papel propedêutico que prioriza a aprendizagem das matérias tradicionais, buscando desenvolver capacidades cognitivas, que são consideradas as mais importantes para a formação do estudante. Mas educar significa formar cidadãos, e o professor que tem a consciência do seu papel, com vista à formação de membros ativos e participativos na sociedade, reflete sobre a importância que as experiências educativas acarretam na vida dos alunos. Diante do exposto, Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002) e Silva (2004), alicerçados em Paulo Freire e George Snyders, elaboraram uma abordagem teórico-metodológica potencialmente significativa para o ensino de Ciências. Para tanto, trata-se de uma ação educativa contextualizada, desenvolvida pela dinâmica da “Investigação e Redução Temática de Freire” (1987), por meio do trabalho com temas geradores. Os temas geradores são extraídos da realidade dos educandos. A dinâmica ocorre de forma dialógica, levando à problematização de situações concretas, a fim de firmar um processo de redescoberta e conscientização. Após a definição dos temas geradores, toma-os como ponto de partida para a dialética da ação-reflexão-ação, que se efetiva por meio de reflexões, envolvimento democrático e participativo da comunidade escolar e comunidade local, que possibilita transformações, ações coletivas e permanentes entre os envolvidos (TORRES; FERRARI; MAESTRELLI, 2014). Diante dos elementos apontados e da relevância da EA em uma perspectiva crítica e emancipatória no processo educativo, realiza-se o seguinte questionamento: uma intervenção pedagógica desenvolvida com base na “Dinâmica da Abordagem Temática Freireana”, que aborde questões socioambientais reais de uma comunidade, de forma participativa, democrática e dialógica, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da EA, e para a reflexão e sensibilização dos sujeitos diante dos aos problemas ambientais? Esta pesquisa teve como objetivos: elaborar e contribuir, por meio de uma intervenção pedagógica com base na “Dinâmica da Abordagem Temática Freireana”, que trate de questões socioambientais de uma comunidade escolar e adjacências, de forma participativa, democrática e dialógica. Especificamente, vivenciar e analisar o desenvolvimento de cada etapa no contexto escolar; identificar, juntamente com os participantes de pesquisa, as problemáticas (temas geradores) presentes no contexto e planejar ações para o enfrentamento destas. E por fim, produzir um vídeo documentário como Produção Técnica Educacional a fim de expressar o processo. Assim, por meio da lente de uma câmera, e inspirada na obra do educador Paulo Freire, tive a expectativa de apresentar uma prática pedagógica que mobilizou a comunidade escolar e a local, num processo crítico-reflexivo e dinâmico, com ações educativas significativas que construíram possibilidades de transformações socioambientais no âmbito coletivo. A expectativa é de que, por meio do acesso aos sentimentos e às experiências gravadas em vídeo como produto final desta pesquisa, possam ser estimuladas nos expectadores, reflexões relacionadas à temática abordada, nos seus mais diversos contextos, inter-relacionando realidades e diálogos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.537KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional; Educação Ambiental; Crítica; Emancipatória; Instrumento Midiático; Ensino. | pt_BR |
Título: dc.title | Documentário: Juntos por uma escola sustentável | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional- Juliete Gomes Póss Asano.pdf | 2.54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564337/2/Produto Educacional- Juliete Gomes Póss Asano.pdfDownload |
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