Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CÔGO, SANNYA MARIA BRITTO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TERRA, VILMA REIS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-18T16:46:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-18T16:46:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_GD Nº 74_EDUCIMAT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564326 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático de Ciências é um produto educacional resultante de um estudo científico desenvolvido durante os anos de 2017 a 2019, durante a realização do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo. Este estudo abordou os aspectos metodológicos e a educação Ciência- Tecnologia-Sociedade-Ambiente CTS/CTSA no Ensino de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando os resultados da intervenção pedagógica para o ensino e aprendizagem dos conceitos referentes às reações químicas, tabela periódica, distribuição eletrônica, polaridade, pH e eletronegatividade. Esse material possui abordagem contextualizada e interdisciplinar que pode contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas semelhantes para além da disciplina de ciências, quer dizer, possa servir como um elemento orientador de práticas docentes no desenvolvimento da formação da cidadania e tomada de decisão sobre a temática abordada. O guia didático apresenta de forma resumida a prática pedagógica desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Vitória-ES. Esta prática foi executada por meio da Intervenção Pedagógica: “O sabão no seu cotidiano”. Tal prática permitiu os estudos dos conceitos já citados anteriormente; a valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes respeitando sua autonomia, sendo um sujeito em construção de conhecimento e, a valorização do diálogo, baseado na troca de saberes. Este Guia Didático de Ciências é um produto educacional e tem por objetivo servir como um documento facilitador de posteriores intervenções pedagógicas realizadas no contexto da Educação Básica, cujo propósito foi o de desenvolver conhecimentos conceituais, pedagógicos e curriculares referentes à temática do sabão artesanal de óleo residual. Logo, compreende- -se que os alunos possam experimentar por meio de um ensino mais dinâmico e prazeroso sendo o verdadeiro significado em estudar ciências | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,83MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências, Conceitos químicos. Sabão artesanal. Educação CTS/CTSA. | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUÇÃO DE SABÃO ARTESANAL PARA DEBATER QUÍMICA COM ENFOQUE CTS/CTSA NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons