PRODUÇÃO DE SABÃO ARTESANAL PARA DEBATER QUÍMICA COM ENFOQUE CTS/CTSA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCÔGO, SANNYA MARIA BRITTO-
Autor(es): dc.contributor.authorTERRA, VILMA REIS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-18T16:46:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-18T16:46:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-04-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_GD Nº 74_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564326-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático de Ciências é um produto educacional resultante de um estudo científico desenvolvido durante os anos de 2017 a 2019, durante a realização do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo. Este estudo abordou os aspectos metodológicos e a educação Ciência- Tecnologia-Sociedade-Ambiente CTS/CTSA no Ensino de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando os resultados da intervenção pedagógica para o ensino e aprendizagem dos conceitos referentes às reações químicas, tabela periódica, distribuição eletrônica, polaridade, pH e eletronegatividade. Esse material possui abordagem contextualizada e interdisciplinar que pode contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas semelhantes para além da disciplina de ciências, quer dizer, possa servir como um elemento orientador de práticas docentes no desenvolvimento da formação da cidadania e tomada de decisão sobre a temática abordada. O guia didático apresenta de forma resumida a prática pedagógica desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Vitória-ES. Esta prática foi executada por meio da Intervenção Pedagógica: “O sabão no seu cotidiano”. Tal prática permitiu os estudos dos conceitos já citados anteriormente; a valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes respeitando sua autonomia, sendo um sujeito em construção de conhecimento e, a valorização do diálogo, baseado na troca de saberes. Este Guia Didático de Ciências é um produto educacional e tem por objetivo servir como um documento facilitador de posteriores intervenções pedagógicas realizadas no contexto da Educação Básica, cujo propósito foi o de desenvolver conhecimentos conceituais, pedagógicos e curriculares referentes à temática do sabão artesanal de óleo residual. Logo, compreende- -se que os alunos possam experimentar por meio de um ensino mais dinâmico e prazeroso sendo o verdadeiro significado em estudar ciênciaspt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,83MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências, Conceitos químicos. Sabão artesanal. Educação CTS/CTSA.pt_BR
Título: dc.titlePRODUÇÃO DE SABÃO ARTESANAL PARA DEBATER QUÍMICA COM ENFOQUE CTS/CTSA NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons