Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Formação de Professores da UERJ | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ricardo, Sarah Domingues Fricks | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Flavia Venancio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrêa, Raquel da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-17T22:51:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-17T22:51:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartas azuis - 1 a 3 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartas lilás - 4 a 11 | - |
identificador: dc.identifier.other | cartas amarelas - 12 a 16 | - |
identificador: dc.identifier.other | cartas vermelhas - 17 a 26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Gabarito das cartas | - |
identificador: dc.identifier.other | Regras do jogo | - |
identificador: dc.identifier.other | Tabuleiro do jogo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564309 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Teoria Celular reconhece uma semelhança entre todos os seres vivos devido a uma estrutura comum que é a célula. Neste trabalho, o jogo é constituído por um tabuleiro, 58 cartas, as regras e o gabarito. O professor precisará também de um dado e cinco pinos de cores diferentes. No tabuleiro, foi elaborada uma trilha representando uma linha do tempo com as principais datas históricas que colaboraram para a construção da Teoria Celular. A trilha foi dividida em quatro épocas da linha do tempo evidenciadas pelas cores azul, lilás, amarelo e vermelho. O tabuleiro foi ilustrado com fotos de cientistas e microscópios que contribuíram para a descoberta das células. Nosso objetivo foi elaborar o jogo educativo “A Construção da Teoria Celular” como um material didático para apresentar aos alunos como o conhecimento científico é formulado a partir de contribuições de diferentes cientistas ao longo do tempo. | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de trilha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria celular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino aprendizagem | - |
Título: dc.title | Jogo Construção da Teoria Celular | - |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | - |
Curso: dc.subject.course | Biologia | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia Celular | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: