
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense / Campus Pelotas - Visconde da Graça | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Guadalupe da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Tenóri, Valquíria Pereira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vaz da Silva, Marcos André Betemps | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-17T18:50:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-17T18:50:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-04 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564307 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este é o produto educacional de uma dissertação de Mestrado em Ciências e Tecnologias na Educação, pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas Visconde da Graça. A pesquisa que deu origem a dissertação, teve como objetivo analisar e refletir a forma como os professores da rede municipal de São Leopoldo trabalham a Arte Afro-brasileira na Educação Básica, bem como desenvolver um Curso de Formação para o ensino, pesquisa e produção de recursos didáticos sobre a Arte Afro-brasileira na prática pedagógica. Apresentamos, nesse subsídio didático as Sequências Didáticas envolvendo os artistas afrodescendentes: Mestre Didi, Rosana Paulino, Rubem Valentim, viabilizando reflexões, debates, produções teóricas e atividades criadoras como subsídio para a celebração e realização de um novo fazer pedagógico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 857 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Artistas Afrodescendentes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Arte | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
| Título: dc.title | Arte Afro-brasileira: saberes e fazeres poéticos e pedagógicos na Educação Básica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educ. Guadalupe1 2019.pdf | Produto Educacional | 856.27 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564307/2/Produto Educ. Guadalupe1 2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons