Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, Chirlei de Fátima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meireles | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-14T11:38:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-14T11:38:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564300 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático foi fruto de uma investigação de mestrado desenvolvida durante 2018, orientada pelos professores Sidnei Quezada Meireles Leite e Danielli Veiga Carneiro Sondermann, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Tratou-se de uma intervenção pedagógica sustentada pelas propostas da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, a educação CTS/CTSA e confluências dessas teorias progressistas, envolvendo questões locais e regionais da agricultura de Abacaxi, localizada no sul do Estado do Espírito Santo, e contou com a participação de alunos do Ensino Médio Regular da Escola Professora Filomena Quitiba em Piúma. Este material apresenta, de forma resumida, a intervenção pedagógica desenvolvida com alunos das três séries do Ensino Médio Regular de uma escola pública estadual do município de Piúma – ES. Com essa prática procurou-se tecer um amplo debate em torno da produção de abacaxi no Espírito Santo, em particular no município de Marataízes, localizado ao sul do 9 Estado. O guia apresenta uma forma contextualizada, interdisciplinar e transdisciplinar, buscando articular os conteúdos programáticos escolares aos saberes científicos e saberes do senso comum. Desta forma, você, caro professor, poderá utilizar este material para planejar, de acordo com os objetivos e metas de aprendizagem de suas turmas, sua intervenção pedagógica, utilizando como referência as etapas aqui propostas. A abordagem temática que o Guia propõe pode inspirar novas práticas que privilegiem os diferentes contextos nos quais as escolas estão inseridas, de forma a proporcionar uma aprendizagem que busque, de forma ousada, a valorização do processo de investigação, de criação de hipóteses e de pesquisa, numa perspectiva de criar possibilidades e estratégias para facilitar a aprendizagem e a construção do conhecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.943kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem temática freireana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos CTS/CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | PROJETO ESCOLAR ABACAÍZES: ENSINO DE QUÍMICA COM ENFOQUE CTS/CTSA À LUZ DE PAULO FREIRE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons