PROJETO ESCOLAR ABACAÍZES: ENSINO DE QUÍMICA COM ENFOQUE CTS/CTSA À LUZ DE PAULO FREIRE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, Chirlei de Fátima-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Sidnei Quezada Meireles-
Autor(es): dc.contributor.authorSONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-14T11:38:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-14T11:38:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-17-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564300-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático foi fruto de uma investigação de mestrado desenvolvida durante 2018, orientada pelos professores Sidnei Quezada Meireles Leite e Danielli Veiga Carneiro Sondermann, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Tratou-se de uma intervenção pedagógica sustentada pelas propostas da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, a educação CTS/CTSA e confluências dessas teorias progressistas, envolvendo questões locais e regionais da agricultura de Abacaxi, localizada no sul do Estado do Espírito Santo, e contou com a participação de alunos do Ensino Médio Regular da Escola Professora Filomena Quitiba em Piúma. Este material apresenta, de forma resumida, a intervenção pedagógica desenvolvida com alunos das três séries do Ensino Médio Regular de uma escola pública estadual do município de Piúma – ES. Com essa prática procurou-se tecer um amplo debate em torno da produção de abacaxi no Espírito Santo, em particular no município de Marataízes, localizado ao sul do 9 Estado. O guia apresenta uma forma contextualizada, interdisciplinar e transdisciplinar, buscando articular os conteúdos programáticos escolares aos saberes científicos e saberes do senso comum. Desta forma, você, caro professor, poderá utilizar este material para planejar, de acordo com os objetivos e metas de aprendizagem de suas turmas, sua intervenção pedagógica, utilizando como referência as etapas aqui propostas. A abordagem temática que o Guia propõe pode inspirar novas práticas que privilegiem os diferentes contextos nos quais as escolas estão inseridas, de forma a proporcionar uma aprendizagem que busque, de forma ousada, a valorização do processo de investigação, de criação de hipóteses e de pesquisa, numa perspectiva de criar possibilidades e estratégias para facilitar a aprendizagem e a construção do conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.943kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem temática freireanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudos CTS/CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
Título: dc.titlePROJETO ESCOLAR ABACAÍZES: ENSINO DE QUÍMICA COM ENFOQUE CTS/CTSA À LUZ DE PAULO FREIREpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons