Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMARGO, Aleide Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | AMADO, Manuella Villar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-14T01:38:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-14T01:38:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564297 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia foi elaborado a partir da concepção de integração da educação formal e não formal. Dessa forma, ele surge a partir da vontade de compreender como a urbanização de uma região vai se processando e interferindo na construção da sua história, da sua cultura, das suas relações com as ciências , com as dores e as alegrias dos cidadãos que a realizam. Trata-se da possibilidade de utilizar espaços para além dos muros da escola e que podem enriquecer, de modo significativo, o trabalho do professor, incentivando-o a realizar uma integração teórico-prática a partir da realidade vivenciada, problematizando-a e, se possível, promover uma sensação de pertencimento dos seus alunos, tão necessária para a construção da cidadania. Neste sentido, foi elaborada a Rota Educativa na Rodovia do Sol – (ES-060) e suas imediações, partindo da concepção de como era o ambiente, antes da sua urbanização, sendo apresentado, nesse momento, o Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) . Em seguida, chega- se ao início do desenvolvimento, aproximando-nos dos ambientes rurais : a Fazenda Rico Caipira e a Cachaçaria Reserva do Gerente. Depois, é apresentado um recorte do processo de urbanização dos municípios de Vitória e Vila Velha, a partir da história do Aeroclube do Espírito Santo. Para finalizar, focamos a Rodovia do Sol e passamos a entender o quanto a sua construção alterou, de forma definitiva, a paisagem dessa região, interferindo na vida de toda sua fauna e flora, além de promover intensas mudanças na integração dos municípios do sul do Estado do Espírito Santo. A visita ao Laboratório de Fauna e ao Faunoduto da Concessionária RodoSol, empresa privada que administra a Rodovia do Sol, permite-nos conhecer ações que tentam minimizar os impactos dessa construção para a fauna da região. Destacamos que esse guia foi construído a partir de visitas aos locais selecionados e de entrevistas com os respectivos proprietários, administradores e monitores e, quando possível, apontamos o “olhar ” dessas pessoas, apresentando suas expectativas, seus anseios, seus sonhos e suas realizações. Vale mesmo ressaltar a possibilidade de compreender como as pessoas constroem esse espaço coletivo chamado “cidade”. Para finalizar , esperamos que este material possa incentivar a visitação aos locais selecionados, a formação crítico-cidadã dos seus visitantes: crianças, jovens, adultos e idosos que vivem em seu entorno, bem como provenientes de outras partes do município, do Estado, do país ou do mundo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 43.279KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços não formais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rodovia do Sol | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vila Velha | pt_BR |
Título: dc.title | ROTA EDUCATIVA NA RODOVIA DO SOL (ES-060) PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guia pronto.pdf | GDCiências_67 | 43,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564297/2/Guia pronto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons