O ENSINO DE CIÊNCIAS E A ALFABETIZAÇÃO: O DESPERTAR DE UM ENSINO INTEGRAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Raqueline Brito dos-
Autor(es): dc.contributor.authorSGARBI, Antonio Donizetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T22:29:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T22:29:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-16-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564287-
Resumo: dc.description.abstractNo dia a dia os alunos e alunas sentem necessidades na escola em socializarem diferentes conhecimentos diante das situações vividas, e sensíveis a isso, geralmente os professores defendem um ensino que ultrapasse limites disciplinares estanques e paute-se no diálogo e na interdisciplinaridade desde os primeiros anos da Educação Básica. No entanto, existem alguns desafios que interferem no ensino nessa perspectiva como: escassez de material didático disponível, falta de formações que favoreçam o ensino de Ciências e Humanas nos anos iniciais, além de tempo de planejamento insuficiente para refletirem e delinearem propostas nesse sentido. Visando contribuir com o ensino-aprendizagem nos anos iniciais que oportunize a socialização de saberes diversificados este livro foi delineado. Pontuamos que mesmo diante das dificuldades apresentadas, acreditamos que a escola possa possibilitar aos alunos e alunas uma formação que venha a se consolidar, desde o início de suas incursões escolares, em uma perspectiva integral, congregando e possibilitando o contato com uma variedade de conhecimentos fundamentais para o exercício da cidadania, reconhecendo o uso social dos saberes trabalhados no ensino formal, bem como a importância de serem sujeitos críticos, autônomos e agentes de transformação. Esse material sugere uma proposta interdisciplinar para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fazendo parte da Dissertação de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática cuja pesquisa foi intitulada “ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS” do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. As ações pedagógicas propostas neste livro foram delineadas como o foco no Ensino de Ciências aportado à metodologia da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e na alfabetização científica. Nesse direcionamento, nos anos de 2014 e 2015, desenvolvemos uma pesquisa em uma escola pública municipal no estado da Bahia. Essa investigação teve por objetivo principal: investigar práticas pedagógicas em uma perspectiva integral no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental tendo como foco o ensino de Ciências à luz dos pressupostos da PHC coadunados aos aportes da alfabetização científica. Espera-se que os professores da Educação Básica, possam fazer uso das sugestões delineadas nesta proposta por meio das ações propostas e da fundamentação teórica que lhe dá respaldo, aprofundando a reflexão e a crítica a respeito do processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais. Este livro foi elaborado com o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT). Desse modo esta instituição coloca-se como uma mediadora na promoção e na reflexão sobre o ensino nessa perspectiva. O livro “O ensino de ciências e a alfabetização: o despertar de um ensino integral” traz uma experiência inspirada em um contexto que possui suas especificidades, sendo influenciado por questões sociais, econômicas, políticas e culturais. Desse modo, não é um roteiro a ser seguido, mas se constitui em propostas, podendo e devendo serem adaptadas de acordo com a realidade na qual o docente está inserido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.250kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino investigativopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE CIÊNCIAS E A ALFABETIZAÇÃO: O DESPERTAR DE UM ENSINO INTEGRALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons