Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Raqueline Brito dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SGARBI, Antonio Donizetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T22:29:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T22:29:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564287 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No dia a dia os alunos e alunas sentem necessidades na escola em socializarem diferentes conhecimentos diante das situações vividas, e sensíveis a isso, geralmente os professores defendem um ensino que ultrapasse limites disciplinares estanques e paute-se no diálogo e na interdisciplinaridade desde os primeiros anos da Educação Básica. No entanto, existem alguns desafios que interferem no ensino nessa perspectiva como: escassez de material didático disponível, falta de formações que favoreçam o ensino de Ciências e Humanas nos anos iniciais, além de tempo de planejamento insuficiente para refletirem e delinearem propostas nesse sentido. Visando contribuir com o ensino-aprendizagem nos anos iniciais que oportunize a socialização de saberes diversificados este livro foi delineado. Pontuamos que mesmo diante das dificuldades apresentadas, acreditamos que a escola possa possibilitar aos alunos e alunas uma formação que venha a se consolidar, desde o início de suas incursões escolares, em uma perspectiva integral, congregando e possibilitando o contato com uma variedade de conhecimentos fundamentais para o exercício da cidadania, reconhecendo o uso social dos saberes trabalhados no ensino formal, bem como a importância de serem sujeitos críticos, autônomos e agentes de transformação. Esse material sugere uma proposta interdisciplinar para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fazendo parte da Dissertação de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática cuja pesquisa foi intitulada “ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS” do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. As ações pedagógicas propostas neste livro foram delineadas como o foco no Ensino de Ciências aportado à metodologia da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e na alfabetização científica. Nesse direcionamento, nos anos de 2014 e 2015, desenvolvemos uma pesquisa em uma escola pública municipal no estado da Bahia. Essa investigação teve por objetivo principal: investigar práticas pedagógicas em uma perspectiva integral no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental tendo como foco o ensino de Ciências à luz dos pressupostos da PHC coadunados aos aportes da alfabetização científica. Espera-se que os professores da Educação Básica, possam fazer uso das sugestões delineadas nesta proposta por meio das ações propostas e da fundamentação teórica que lhe dá respaldo, aprofundando a reflexão e a crítica a respeito do processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais. Este livro foi elaborado com o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT). Desse modo esta instituição coloca-se como uma mediadora na promoção e na reflexão sobre o ensino nessa perspectiva. O livro “O ensino de ciências e a alfabetização: o despertar de um ensino integral” traz uma experiência inspirada em um contexto que possui suas especificidades, sendo influenciado por questões sociais, econômicas, políticas e culturais. Desse modo, não é um roteiro a ser seguido, mas se constitui em propostas, podendo e devendo serem adaptadas de acordo com a realidade na qual o docente está inserido. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.250kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino investigativo | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE CIÊNCIAS E A ALFABETIZAÇÃO: O DESPERTAR DE UM ENSINO INTEGRAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro FINAL 21 05. 2016.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564287/2/Livro FINAL 21 05. 2016.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons