A ELEVADA TEMPERATURA DA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA VIA MODELAGEM MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Rafaela Duarte-
Autor(es): dc.contributor.authorLORENZONI, Luciano Lessa-
Autor(es): dc.contributor.authorREZENDE, Oscar Luiz Teixeira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T20:51:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T20:51:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-06-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564284-
Resumo: dc.description.abstractAo longo dos mais de nove anos de atuação como professora de Física, trabalhei em Instituições de Ensino, tanto no setor público quanto no setor privado. Mas em todas as situações me deparei com problemas comuns que norteiam a disciplina que leciono. Geralmente, os alunos possuem uma visão distorcida da Física, caracterizando-a como um tipo de matemática e, mais preocupantemente, eles não conseguem relacioná-la com o próprio dia a dia, tratando-a como algo desnecessário e não aplicável às suas vidas. Este material é produto educacional da pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), destinado a professores que desejam desenvolver práticas diferenciadas de ensino e aprendizagem voltadas para o conhecimento do conceito de calor e temperatura. O uso deste guia didático pode estabelecer diversas relações com as informações contidas nele e que podem colaborar nas aulas de Física, facilitando a relação professor-aluno e contribuindo para o ensino e a aprendizagem. Ao organizar um material resultante de uma investigação com atividade de cunho prático, apoiado e orientado pelos orientadores, nos aproximamos de uma realidade vivida no contexto escolar. Esperamos que o guia didático desperte a reflexão sobre ensino e aprendizagem e desenvolvimento do aluno em todo o processo da atividade. Essas informações podem contribuir nas aulas de Física, além de fornecer sugestões do uso da modelagem matemática. Por isso, é importante ressaltar que a atividade descrita é um exemplo para facilitar a compreensão dessa prática pedagógica e dar apoio ao professor. Apresento as principais ideias que fundamentaram nosso estudo, seguido da descrição do desenvolvimento da atividade. Também sugiro outras atividades que podem contribuir para a prática docente do professor de Física.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.459kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCalor e temperaturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPerspectiva sociocríticapt_BR
Título: dc.titleA ELEVADA TEMPERATURA DA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA VIA MODELAGEM MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, modelagem matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons