Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Rafaela Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Luciano Lessa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REZENDE, Oscar Luiz Teixeira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T20:51:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T20:51:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564284 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao longo dos mais de nove anos de atuação como professora de Física, trabalhei em Instituições de Ensino, tanto no setor público quanto no setor privado. Mas em todas as situações me deparei com problemas comuns que norteiam a disciplina que leciono. Geralmente, os alunos possuem uma visão distorcida da Física, caracterizando-a como um tipo de matemática e, mais preocupantemente, eles não conseguem relacioná-la com o próprio dia a dia, tratando-a como algo desnecessário e não aplicável às suas vidas. Este material é produto educacional da pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), destinado a professores que desejam desenvolver práticas diferenciadas de ensino e aprendizagem voltadas para o conhecimento do conceito de calor e temperatura. O uso deste guia didático pode estabelecer diversas relações com as informações contidas nele e que podem colaborar nas aulas de Física, facilitando a relação professor-aluno e contribuindo para o ensino e a aprendizagem. Ao organizar um material resultante de uma investigação com atividade de cunho prático, apoiado e orientado pelos orientadores, nos aproximamos de uma realidade vivida no contexto escolar. Esperamos que o guia didático desperte a reflexão sobre ensino e aprendizagem e desenvolvimento do aluno em todo o processo da atividade. Essas informações podem contribuir nas aulas de Física, além de fornecer sugestões do uso da modelagem matemática. Por isso, é importante ressaltar que a atividade descrita é um exemplo para facilitar a compreensão dessa prática pedagógica e dar apoio ao professor. Apresento as principais ideias que fundamentaram nosso estudo, seguido da descrição do desenvolvimento da atividade. Também sugiro outras atividades que podem contribuir para a prática docente do professor de Física. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.459kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Calor e temperatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Perspectiva sociocrítica | pt_BR |
Título: dc.title | A ELEVADA TEMPERATURA DA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA VIA MODELAGEM MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, modelagem matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons