Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LEFFLER, Ronaldo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PINTO, Antonio Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ZOCOLOTTI, Alexandre Krüger | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-14T12:02:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-14T12:02:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564273 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático representa o Produto Educacional da dissertação de mestrado do primeiro autor, intitulada EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. A pesquisa, desenvolvida entre os anos de 2017 a 2019, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e teve como objetivo Identificar as potencialidades de estruturação e condução da disciplina “Matemática Financeira”, em um curso de Licenciatura em Matemática, de forma a relacionar Matemática Financeira e Educação Financeira, com o uso de atividades construídas sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica. Nossa proposta de ação formativa visa a integração entre a Educação Financeira e a Matemática Financeira. Alguns elementos dessa ação foram aplicados na disciplina Matemática Financeira (essa disciplina faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Campus Vitória) durante o segundo semestre de 2018. Durante a disciplina – que serviu como cenário para a pesquisa de mestrado citada anteriormente - estruturamos e conduzimos atividades, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, junto a um grupo de 26 participantes. Foi a partir das reflexões ocorridas durante os processos de elaboração, aplicação e análise das atividades que construímos este material. Esperamos que este guia sirva de elemento motivador para o desenvolvimento de outras práticas formativas na área da Educação Financeira. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.071kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática crítica | pt_BR |
Título: dc.title | DISCUTINDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, educação matemática financeira | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons