JOGOS PARA A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS POR ESTUDANTES COM SÍNDROME DE WILLIAMS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Flavia Fassarella Cola dos-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-14T01:37:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-14T01:37:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-12-
identificador: dc.identifier.otherLivro Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564270-
Resumo: dc.description.abstractEsse material é uma coletânea de jogos matemáticos, confeccionado como pré-requisito parcial para a conclusão do mestrado profissional em educação, ciências e matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Os jogos têm o propósito de auxiliar na formação do conceito de números por discentes com síndrome de Willians oportunizando a alfabetização matemática desses sujeitos, como um dos mecanismos de comunicação no ambiente social. Elaboramos, selecionamos e adaptamos três jogos, um para cada uma das três fases da formação de conceitos: sincrética, pensamento complexo e conceito, descrita por Vigotski (2005). Para a fase sincrética, elaboramos o “Jogo de Associações” com o desígnio da percepção direta de quantidades por comparações e sem a utilização do número; para as fases complexa e conceito, respectivamente, selecionamos e adaptamos, do Caderno de Jogos na Alfabetização Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (BRASIL, 2014), os jogos: “Jogo Completando a Trilha” que explora a comparação e indicação de quantidades utilizando o número como um signo de representação e “Jogo Placar” que exige a manipulação de quantidades e de números a partir de sua comparação, quantificação e ordenação. A elaboração e adaptação dos jogos foram realizadas considerando as peculiaridades do sujeito com síndrome de Williams. Com o propósito de direcionar o processo de ensino e aprendizagem, preconizamos que a execução dos jogos seja baseada no conceito de compensação, versado por Vigotski (1983).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.771kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome de Willianspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompensaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogospt_BR
Título: dc.titleJOGOS PARA A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS POR ESTUDANTES COM SÍNDROME DE WILLIAMSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
Produto.pdf3,77 MBAdobe PDF/bitstream/capes/564270/2/Produto.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons