Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Flavia Fassarella Cola dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, Edmar Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-14T01:37:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-14T01:37:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564270 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse material é uma coletânea de jogos matemáticos, confeccionado como pré-requisito parcial para a conclusão do mestrado profissional em educação, ciências e matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Os jogos têm o propósito de auxiliar na formação do conceito de números por discentes com síndrome de Willians oportunizando a alfabetização matemática desses sujeitos, como um dos mecanismos de comunicação no ambiente social. Elaboramos, selecionamos e adaptamos três jogos, um para cada uma das três fases da formação de conceitos: sincrética, pensamento complexo e conceito, descrita por Vigotski (2005). Para a fase sincrética, elaboramos o “Jogo de Associações” com o desígnio da percepção direta de quantidades por comparações e sem a utilização do número; para as fases complexa e conceito, respectivamente, selecionamos e adaptamos, do Caderno de Jogos na Alfabetização Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (BRASIL, 2014), os jogos: “Jogo Completando a Trilha” que explora a comparação e indicação de quantidades utilizando o número como um signo de representação e “Jogo Placar” que exige a manipulação de quantidades e de números a partir de sua comparação, quantificação e ordenação. A elaboração e adaptação dos jogos foram realizadas considerando as peculiaridades do sujeito com síndrome de Williams. Com o propósito de direcionar o processo de ensino e aprendizagem, preconizamos que a execução dos jogos seja baseada no conceito de compensação, versado por Vigotski (1983). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.771kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de Willians | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Compensação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | pt_BR |
Título: dc.title | JOGOS PARA A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS POR ESTUDANTES COM SÍNDROME DE WILLIAMS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto.pdf | 3,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/564270/2/Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons