Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Adriana Piumatti de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SAD, Lígia Arantes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-14T01:11:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-14T01:11:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564269 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Desenvolvemos uma pesquisa em Educação Matemática no Instituto Federal do Espírito Santo _ campus Vitória durante o ano de 2012 e 2013. Escolhemos o Curso Técnico em Metalurgia Integrado ao Ensino Médio para Jovens e Adultos por se tratar de um campo em construção, propício para pesquisas, com peculiaridades na interseção dos campos de formação técnica com a modalidade de jovens e adultos. Como a pesquisadora também foi professora em turmas desse curso, a busca por recursos didáticos utilizados em práticas de ensino que sejam apropriados para essa modalidade de jovens e adultos tornou-se uma necessidade real. Nos caminhos trilhados pelos procedimentos investigativos e na elaboração deste produto – sequências didáticas – foi importante compreender o processo da integração curricular prescrita para o curso. Por acreditarmos em uma educação que contribua em uma formação mais humana com inserção de uma matemática crítica, que propicie aos sujeitos autonomia suficiente para desenvolver habilidades matemáticas, resolver problemas, lidar com tecnologias e articular os conceitos matemáticos com outras áreas do conhecimento, voltamos a atenção às pessoas envolvidas e investigamos as considerações de alunos e professores sobre os recursos didáticos utilizados no ensino e aprendizagem de matemática, em meio a uma idealizada proposição de integração curricular. Compreendemos que a educação de jovens e adultos necessita um olhar inclusivo que permeia desafios no campo educativo, social, político e econômico. Para lidar com essa complexidade do curso, procuramos entender as considerações expressas pelos educadores e educandos no sentido de identificar aspectos suscitadores de inovações significativas no ensino de matemática. 11 Como resultado dessa pesquisa, elaboramos esse Guia Didático de Matemática com sequências didáticas, que incluem exemplos de atividades propícias a estimular a metacognição e a articulação entre a matemática e os conhecimentos da área técnica de metalurgia. Trata-se de sugestões práticas para o professor de matemática que atua na EJA/Proeja, especificamente no curso de metalurgia. O objetivo principal é propor ao professor meios de integrar conhecimentos de diversas disciplinas, com o intuito de desenvolver a criatividade e motivar os alunos no aprimoramento dos seus saberes e promoção do interesse por temas do curso de metalurgia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.576kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de metalurgia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CURSO TÉCNICO DE METALURGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências e matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons