SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CURSO TÉCNICO DE METALURGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Adriana Piumatti de-
Autor(es): dc.contributor.authorSAD, Lígia Arantes-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-14T01:11:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-14T01:11:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-26-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564269-
Resumo: dc.description.abstractDesenvolvemos uma pesquisa em Educação Matemática no Instituto Federal do Espírito Santo _ campus Vitória durante o ano de 2012 e 2013. Escolhemos o Curso Técnico em Metalurgia Integrado ao Ensino Médio para Jovens e Adultos por se tratar de um campo em construção, propício para pesquisas, com peculiaridades na interseção dos campos de formação técnica com a modalidade de jovens e adultos. Como a pesquisadora também foi professora em turmas desse curso, a busca por recursos didáticos utilizados em práticas de ensino que sejam apropriados para essa modalidade de jovens e adultos tornou-se uma necessidade real. Nos caminhos trilhados pelos procedimentos investigativos e na elaboração deste produto – sequências didáticas – foi importante compreender o processo da integração curricular prescrita para o curso. Por acreditarmos em uma educação que contribua em uma formação mais humana com inserção de uma matemática crítica, que propicie aos sujeitos autonomia suficiente para desenvolver habilidades matemáticas, resolver problemas, lidar com tecnologias e articular os conceitos matemáticos com outras áreas do conhecimento, voltamos a atenção às pessoas envolvidas e investigamos as considerações de alunos e professores sobre os recursos didáticos utilizados no ensino e aprendizagem de matemática, em meio a uma idealizada proposição de integração curricular. Compreendemos que a educação de jovens e adultos necessita um olhar inclusivo que permeia desafios no campo educativo, social, político e econômico. Para lidar com essa complexidade do curso, procuramos entender as considerações expressas pelos educadores e educandos no sentido de identificar aspectos suscitadores de inovações significativas no ensino de matemática. 11 Como resultado dessa pesquisa, elaboramos esse Guia Didático de Matemática com sequências didáticas, que incluem exemplos de atividades propícias a estimular a metacognição e a articulação entre a matemática e os conhecimentos da área técnica de metalurgia. Trata-se de sugestões práticas para o professor de matemática que atua na EJA/Proeja, especificamente no curso de metalurgia. O objetivo principal é propor ao professor meios de integrar conhecimentos de diversas disciplinas, com o intuito de desenvolver a criatividade e motivar os alunos no aprimoramento dos seus saberes e promoção do interesse por temas do curso de metalurgia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.576kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de metalurgiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CURSO TÉCNICO DE METALURGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências e matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons