RECURSOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAROQUIO, Vanusa Stefanon-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIVA, Maria Auxiliadora Vilela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T22:38:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T22:38:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-30-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564268-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático, produto final da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação EDUCIMAT / IFES, é resultado de estudos de práticas pedagógicas realizadas por professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Ensino de Cariacica. Esses professores participaram dos encontros de formação continuada promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica no decorrer do ano de 2013, sendo que a proposta de formação continuada teve como foco a valorização do conhecimento e experiências dos(as) professores(as). Dessa forma, o trabalho por nós desenvolvido para a implementação das Diretrizes Curriculares de Cariacica valorizou o trabalho coletivo de forma cooperativa. Retratamos, aqui, o movimento de elaboração e desenvolvimento das sequências didáticas vivenciadas durante os encontros de formação, no decurso dos quais os professores tiveram a oportunidade de repensar o processo de ensino-aprendizagem da matemática, além de trabalhar coletiva e cooperativamente discutindo e refletindo sobre suas práticas pedagógicas. As reflexões ocorreram durante todos os encontros da formação, fornecendo ações coletivas e propiciando o desenvolvimento de conhecimentos necessários à docência. As sequências didáticas aqui apresentadas foram elaboradas a partir de estudos realizados durantes os encontros de formação, com a participação dos professores por intermédio de reflexões e buscas por soluções mediante ações coletivas, por meio de troca de experiências, da exposição de opiniões, de discussões e compartilhamento de conhecimentos relativos ao processo de ensino-aprendizagem da matemática. Consideramos essa informação relevante para que se possa avaliar a dimensão deste tipo de aprendizagem no grupo de formação continuada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.277kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação do professorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento pedagógico do conteúdopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Título: dc.titleRECURSOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons