Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MAROQUIO, Vanusa Stefanon | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T22:38:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T22:38:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564268 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático, produto final da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação EDUCIMAT / IFES, é resultado de estudos de práticas pedagógicas realizadas por professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Ensino de Cariacica. Esses professores participaram dos encontros de formação continuada promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Cariacica no decorrer do ano de 2013, sendo que a proposta de formação continuada teve como foco a valorização do conhecimento e experiências dos(as) professores(as). Dessa forma, o trabalho por nós desenvolvido para a implementação das Diretrizes Curriculares de Cariacica valorizou o trabalho coletivo de forma cooperativa. Retratamos, aqui, o movimento de elaboração e desenvolvimento das sequências didáticas vivenciadas durante os encontros de formação, no decurso dos quais os professores tiveram a oportunidade de repensar o processo de ensino-aprendizagem da matemática, além de trabalhar coletiva e cooperativamente discutindo e refletindo sobre suas práticas pedagógicas. As reflexões ocorreram durante todos os encontros da formação, fornecendo ações coletivas e propiciando o desenvolvimento de conhecimentos necessários à docência. As sequências didáticas aqui apresentadas foram elaboradas a partir de estudos realizados durantes os encontros de formação, com a participação dos professores por intermédio de reflexões e buscas por soluções mediante ações coletivas, por meio de troca de experiências, da exposição de opiniões, de discussões e compartilhamento de conhecimentos relativos ao processo de ensino-aprendizagem da matemática. Consideramos essa informação relevante para que se possa avaliar a dimensão deste tipo de aprendizagem no grupo de formação continuada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.277kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento pedagógico do conteúdo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material pedagógico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Título: dc.title | RECURSOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons