FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE FRAÇÕES: UMA PROPOSTA A PARTIR DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Rosana Martins Mattiuzzi dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCÔCO, Dilza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T11:07:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T11:07:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-13-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564263-
Resumo: dc.description.abstractNa perspectiva dos pressupostos da abordagem Histórico-Cultural compreendemos que o trabalho educativo desenvolvido no contexto escolar expressa um modo mais elaborado de organização que a sociedade atual criou até o momento para transmitir às novas gerações o legado das produções humanas. Nesse espaço tempo específico (escola), adultos, crianças e jovens estabelecem relações entre si e interagem com o conhecimento científico, a arte e a filosofia de forma sistematizada e organizada intencionalmente no sentido de contribuir para a formação humana. Nesse lócus encontram-se presentes alguns elementos estruturantes, como o trabalho do professor e do aluno, que encontram unidade dialética na atividade pedagógica. No que se refere ao conceito de atividade pedagógica, Moura (2010) destaca que o professor, ao assumir o lugar de organizador e promotor do ensino, desenvolve um trabalho de natureza coletiva, social, pois suas produções laborais estão direcionadas à formação humana de outros sujeitos. Para isso, necessita lidar com conhecimentos científicos e, ainda, selecionar instrumentos adequados que possam colaborar para organizar as formas mais adequadas de ensinar e aprender. Nesse processo aprimora o próprio desenvolvimento pela via do trabalho e atua na formação dos estudantes, ou seja, o seu agir no mundo social produz efeitos em duas direções, na consciência de si e de outros. Essas premissas acerca das relações entre o conceito de trabalho docente e de atividade pedagógica sustentam discussões desenvolvidas nos três títulos que integram a coleção Formação de professores dos anos iniciais sobre frações na perspectiva Histórico-Cultural, produzidos a partir de pesquisas realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Ciências e Matemática (Educimat), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Essa coleção é composta por três volumes produzidos em uma ação de extensão desenvolvida em 2016 com professores que ensinam matemática nos anos iniciais, denominada (Re)descobrindo Frações e seus significados. O primeiro volume, intitulado Formação contínua de professores dos anos iniciais sobre frações: uma proposta a partir da abordagem Histórico-Cultural, contém uma experiência de formação continuada realizada com professores dos anos iniciais sobre frações. No segundo volume, intitulado Movimento formativo de professores dos anos iniciais sobre diferentes significados de frações e suas relações com o ensino, discute-se as aprendizagens docentes sistematizadas com base na experiência de formação ofertada. Por fim, o terceiro volume, intitulado Materiais manipulativos e tarefas de formação sobre frações objetiva discutir questões sobre os recursos e instrumentos utilizados na formação que foram favorecedores para a compreensão de aspectos dos diferentes significados de frações trabalhados no curso de formação. Essas pontuações iniciais contribuem para contextualizar este texto que, especificamente, analisa as discussões sobre a proposta de formação desenvolvida, bem como apresenta reflexões sobre demandas e necessidades de adequações que possam contribuir para o delineamento de uma nova versão da proposta de formação. Destacamos que essa nova versão constitui uma síntese provisória que pode sofrer ajustes futuramente a partir de novas experiências objetivadas com professores. Ressaltamos que a referida coleção não se concretiza como um roteiro ou manual a ser seguido. Ao contrário, se apresenta como uma ação de formação contínua, baseada na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade, a qual oportuniza discussões sobre frações com o objetivo de promover a aprendizagem docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.556kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFraçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação contínuapt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE FRAÇÕES: UMA PROPOSTA A PARTIR DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


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