UMA FERRAMENTA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CATÁLOGO DE ARTIGOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS SOBRE HORTA MEDICINAL E ASSUNTOS CORRELATOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, Sabrine Lino-
Autor(es): dc.contributor.authorSGARBI, Antonio Donizetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T20:16:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T20:16:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-19-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564262-
Resumo: dc.description.abstractEste material foi desenvolvido como resultado de uma pesquisa realizada como parte de um projeto mais amplo, intitulado “Alfabetização científica no contexto da sustentabilidade socioambiental”, que está sendo executado em uma parceria da Secretaria de Educação do Município de Vitória (SEME) com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Trabalho e Inovação (SECTTI) do Estado do Espírito Santo. Trata-se de um projeto de extensão com o objetivo de formar agentes de sustentabilidade socioambiental para promover a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental a partir de atividades realizadas em torno de Hortas Educativas, as quais, se apresentam como um artefato pedagógico com potencial para promover a interdisciplinaridade do conhecimento e da formação cidadã, focalizando o ensino da matemática e de ciências, tendo como tema transversal a Educação Ambiental (EA). Esse amplo projeto, a partir de julho, até meados de dezembro de 2013, ganhou um reforço de alunos da EMEF Tancredo de Almeida Neves (EMEF TAN) que desenvolveu um subprojeto de Iniciação Científica Júnior (PICJr) intitulado “Horta medicinal como instrumento do estudo de ciências na EMEF TAN”. O mesmo foi aprovado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Vitória (FACITEC). Foram também convidadas a trabalhar no projeto duas bolsistas de Iniciação Científica do Curso de Licenciatura em Química, bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). A proposta feita a essas bolsistas foi de auxiliar os alunos a compreenderem os conceitos químicos envolvidos durante o processo de fotossíntese, na produção dos princípios ativos contidos nas plantas medicinais e durante a produção de chás e xaropes, além de ensinar ciências com a horta medicinal, obtendo, dessa forma, os respaldos científicos para a utilização de plantas medicinais em tratamentos de saúde de forma eficiente, fazendo um resgate da cultura e saber popular e de sua importância na construção do conhecimento científico. As atividades realizadas pelos alunos do PICJr contemplaram a produção, cultivo, manipulação e uso de mudas de plantas medicinais de espécies conhecidas e utilizadas pela comunidade, agregando-se as indicações resultantes das pesquisas científicas e possibilitando trabalhar os conceitos científicos acerca do assunto. Foi nesse contexto que se desenvolveu esta pesquisa que resultou na produção de um documento em formato de catálogo com artigos classificados sobre o tema da horta medicinal como ferramenta pedagógica constituinte do projeto em questão e acerca da EA transformadora e crítica, já que este assunto se constitui como tema transversal, que deve estar inserida na Educação Básica e compõe o conjunto de propósitos que envolvem as concepções críticas da pedagogia histórico-crítica e da abordagem CTSA. Uma das justificativas de se fazer uma classificação de artigos em periódicos científicos reside no fato de que eles assumem um papel importante na alfabetização científica, sendo um dos meios mais confiáveis e rápidos para a realização da divulgação científica e os mesmos requerem, como suporte informacional, um tratamento especial na catalogação e tratamento da informação por parte dos profissionais da informação. Krasilchik e Marandino (2007, p. 17) defendem o uso desses materiais quando dizem que o processo de alfabetização científica é contínuo e demanda permanente aquisição de novos conhecimentos, os quais, podem ser adquiridos em escolas, museus, programas de rádio e televisão, revistas e jornais impressos que assumem a função de “socializar o conhecimento científico de forma crítica para a população”. Dessa forma, foi utilizada a Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), criada em 1986 e atualmente distribuída para mais de 60 mil escolas públicas do Brasil, cuja missão é despertar a curiosidade das crianças e fomentar a paixão pela descoberta e se apresenta como um dos grandes expoentes da divulgação científica, servindo para informar e de ser fonte de pesquisas para milhares de estudantes e professores em todo o país. Foi um estudo que se caracterizou pela busca de conhecimentos que preencham uma lacuna de informação, essenciais para o suporte às atividades de ensino, pesquisa e mesmo profissional e para atender o educando, possibilitando facilidades e no seu processo de aprendizagem no estudo de Ciências, pois, de acordo com Freire (1996, p. 15), o aluno é caracterizado como sujeito social e histórico, sendo preciso valorizar e respeitar o conhecimento que este traz para a escola, acrescentando que “formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas”. Seguindo essa concepção, Nascimento, Pires e Lima (2010, p. 27) salientam que “o ensino propicia uma imensa riqueza ao processo de criatividade do adulto, coloca-o como principal construtor do conhecimento e o leva a perceber-se como ser pensante”. Foi pensando nisso que foi elaborado esse Guia Didático de Ciências como proposta de uma prática pedagógica inter/multidisciplinar complementar ao ensino regular de Ciências no Ensino Fundamental, que poderá ser utilizado como uma ferramenta que auxilia a busca do professor em assuntos correlatos à horta medicinal e à educação ambiental para o seu planejamento e uso durante as aulas, sendo perfeitamente adaptável à realidade de cada escola ou disciplina. Acredita-se que poderá auxiliar os professores que buscam alternativas de educar cientificamente crianças e adolescentes, formando, desde cedo, cidadãos críticos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.186kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMovimento CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHorta medicinalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRevista Ciência Hoje das Criançaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturaispt_BR
Título: dc.titleUMA FERRAMENTA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CATÁLOGO DE ARTIGOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS SOBRE HORTA MEDICINAL E ASSUNTOS CORRELATOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, educação científica críticapt_BR
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