PROJETO ESCOLAR "E EU COM ISSO?": UMA POSSÍVEL EDUCAÇÃO CTS/CTSA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCORREIA, André Felipe Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Sidnei Quezada Meireles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T19:55:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T19:55:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-19-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564259-
Resumo: dc.description.abstractInternacionalmente, o relatório da Unesco (2003), resultado da Conferência Mundial sobre Ciência realizada em Santo Domingo em 1999, e a Declaração sobre Ciências e a Utilização do Conhecimento Científico, realizada em Budapeste em 1999, apontou, entre outras coisas, a necessidade de articular educação científica com as questões de direitos humanos, diversidade e inclusão social, sobretudo para a construção de um mundo mais humano, possibilitando o convívio entre os povos e culturas diferentes. Assim, é fundamental investir em práticas educativas, científicas, a fim de eliminar os preconceitos existentes na humanidade e conscientizar a população sobre o papel da ciência. Para isso, ressaltou o texto a necessidade de se investir em formação inicial e continuada de professores. Essas demandas da educação mundial, sobretudo, da educação científica, também são debatidas por Aikenhead (2009) e Santos e Auler (2011), todos concordantes com os princípios da educação CTSA, que apresenta diferentes abordagens na educação científica em relação à educação tradicional. No Brasil, com essas mesmas tendências internacionais, surgiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013), com pressupostos e fundamentos para o ensino médio com qualidade social. Assim, são propostas cinco linhas temáticas orientadoras para construir uma educação democrática, a saber: (1) trabalho, ciência, tecnologia e cultura: dimensões da formação humana; (2) trabalho como princípio educativo; (3) pesquisa como princípio pedagógico; (4) direitos humanos como princípio norteador; e (5) sustentabilidade ambiental como meta universal. Desta forma, acreditamos que é possível contribuir na recriação da escola que, embora não possa por si só resolver as desigualdades sociais, é possível ampliar as condições de inclusão social, ao possibilitar o acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho. Além disto, com relação ao Plano Nacional da Educação (PNL) com suas 20 metas estruturantes para a garantia do direito à educação básica com qualidade, ressalta-se a meta 03 que trata da inovação das práticas pedagógica da educação básica, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino (BRASIL, 2014).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.401kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da libertaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemas transversaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem temática freireanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConstrução social da ciência e tecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTS/CTSApt_BR
Título: dc.titlePROJETO ESCOLAR "E EU COM ISSO?": UMA POSSÍVEL EDUCAÇÃO CTS/CTSApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversaispt_BR
Aparece nas coleções:Área de Ensino-PG CAPES


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