Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Artur Monteiro da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BATTESTIN, Vanessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T19:45:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T19:45:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564256 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Brito (2001) define que as aulas expositivas, com conclusões apressadas e sem a colaboração efetiva do aluno no processo de aprendizagem, é uma das principais razões da monotonia em sala de aula e impacta também o aproveitamento em aulas de química. Com esse pensamento, a falta de tecnologia e seu uso adequado nas escolas, a falta de laboratórios de química e também a ausência de conexão entre teoria e prática, dificultam o aprendizado real. Os estudantes de química muitas vezes possuem dificuldades em abstrair os conceitos aprendidos na sala, não permitindo assim a internalização do conhecimento e uma relação entre eles e seu dia-a-dia (MARQUES et al, 2008). E, por receberem avaliações e exercícios onde a repetição é o foco principal e sem uma explicitação de conexão entre tema e vida real, a repulsa pelo conteúdo tratado muitas vezes se torna norma. Nardi (1998) relata que muitos professores não realizam aulas laboratoriais por excesso de carga horária em seus respectivos trabalhos, sendo que, por muitas vezes, extrapolam o limite semanal, o que os impedem de preparar e antecipar uma aula prática. Levemos em conta que uma aula em laboratório demanda um preparo e um cuidado muito maior que uma aula em sala, pois mesmo sendo um ambiente controlado, não é o ambiente padrão dos alunos, trazendo riscos e problemas diferentes à prática. O laboratório de química por si só já provê riscos, como a manipulação de reagentes e produtos que podem ser nocivos a saúde do aluno e também ao meio ambiente, caso não haja o descarte adequado, adicionando outra etapa para o professor cumprir, a de lavagem de vidrarias, arrumação dos produtos utilizados e disposição correta do material. Além de experimentos com fogo ou materiais inflamáveis estarem praticamente descartados de qualquer grade de ensino médio. Somando-se todos os riscos envolvidos naturalmente no uso do laboratório, com a quantidade excessiva de aulas de um professor e a falta de tempo para arrumação após o uso, as aulas práticas de química são sempre mais complicadas de se organizar e realizar. Outro importante fato é que muitas escolas não possuem laboratórios de química, o que impede que diversas aulas práticas sejam realizadas. E mesmo em escolas onde o laboratório está disponível, por vezes não existem materiais ou profissionais capacitados para ajudar no manuseio do ambiente. Por outro lado, é previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2006) que o ensino de química seja feito de uma forma mais integrada, tendo por um dos objetivos o desenvolvimento de ferramentas apropriadas para que as ligações entre outros campos de conhecimento sejam estabelecidas, garantindo assim a interdisciplinaridade e apresentando formas concretas de observação do aprendizado. Nesse contexto, foi desenvolvido um software que simula um laboratório virtual de química - Química 3D, para servir de apoio ao professor, colocando-o no papel de mediador, permitindo que os alunos, mesmo de escolas sem laboratórios de química, possam fazer aulas práticas da disciplina, ainda que virtuais. Além de prover também um ambiente mais cômodo e controlado para o professor, onde não há nenhum tipo de risco ambiental ou ainda risco físico para os alunos Química 3D é uma simulação de um laboratório de química real em um espaço tridimensional virtual. Atualmente ele possui um experimento implantado e em funcionamento pleno, que é o teste de chama. O guia do professor vem como sugestão de uso do Química 3D, com seus requisitos básicos, objetivos esperados, além de sugestões de planejamento e uso do ambiente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.359kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente virtual 3D | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação química | pt_BR |
Título: dc.title | QUÍMICA 3D: GUIA DO PROFESSOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons