UMA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE PADRÕES E GENERALIZAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, Tatiana Bonomo de-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIVA, Maria Auxiliadora Vilela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T11:10:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T11:10:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-26-
identificador: dc.identifier.otherLivro Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564251-
Resumo: dc.description.abstractÉ perceptível a ampliação nas últimas duas décadas dos de debates sobre formação de professores. Trata-se de um tema que passa por constantes revisões e problematizações, especialmente por ser considerado elemento imprescindível para a profissionalização docente e para o desenvolvimento de uma identidade profissional, além dos impactos gerados na prática docente. Nessa perspectiva, elaborar e desenvolver um curso de formação continuada com e para professores de Matemática envolvendo conteúdos da Álgebra e para o ensino tornou-se fonte de motivação, principalmente porque várias pesquisas evidenciam a importância de trabalhar o conteúdo generalizações de padrões nas etapas da Educação Básica. O contexto da formação ofertada nos permitiu refletir e relatar o processo de construção de saberes docentes, saberes esses ligados a conceitos para o ensino da Álgebra, tendo como base as experiências e as vivências vivenciadas pelos professores que participaram do curso proposto. Todo esse processo de construção, desenvolvimento e escrita faz parte de uma pesquisa de Mestrado ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) intitulada PADRÕES E GENERALIZAÇÕES PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA: AÇÕES COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Cabe destacar que o objetivo da pesquisa foi analisar os saberes docentes (re) construídos por professores do Ensino Fundamental para o ensino de Álgebra com o estudo de padrões e generalizações. A construção de uma Matemática direcionada para o ensino de Álgebra deve, inicialmente, questionar quais abordagens de ensino os professores utilizam para estimular os estudantes a se apropriarem da linguagem algébrica e serem capazes, por exemplo, de compreender as equações matemáticas e as transformações algébricas. Em nossa pesquisa, após esses questionamentos, foram propostas atividades envolvendo padrões e generalizações. Isso porque o estudo de padrões e generalizações possibilita ao professor estabelecer relações entre a linguagem aritmética e a algébrica, enfatizar o conceito de variável, bem como propor que o estudo das equações também seja visto como uma forma de expressar regularidades, o que pode contribuir para desenvolver o pensamento algébrico. Outra questão considerada foi a opção por uma metodologia de formação que permitisse aos professores, com base em suas vivências ao longo processo formativo, (re) construírem saberes ligados ao ensino da Álgebra. Assim, a formação proposta pautou-se em alguns princípios, destacando-se: os professores são profissionais e, como tal, têm saberes próprios da profissão docente (SHULMAN, 1986; MYSUKAMI, 2004; GIRALDO, ROQUE, 2014; PAIVA, 2018); as discussões coletivas estimulam o surgimento de saberes da prática docente e visam a construção de uma identidade docente. Para Davis e seus colaboradores (2009, 2012, 2014), essas discussões e reflexões, que surgem em discussões coletivas de grupos que trabalham colaborativamente, permitem investigar a prática docente dos envolvidos. Cabe salientar que este livro se direciona a professores dos anos finais do Ensino Fundamental que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o Ensino e Aprendizagem da Álgebra, a professores formadores atuantes nas licenciaturas de Matemática, bem como a quem pretende elaborar ou organizar cursos de formação continuada. Para isso, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas em formações de professores e também adaptadas à sala de aula, considerando-se a realidade da turma à qual se destina. Convém salientar que em alguns momentos foram apresentadas algumas discussões e reflexões, que surgiram durante a realização das atividades, por considerá-las importantes ao processo de formação. Nessa perspectiva, esperamos que a proposta de formação apresentada e os relatos e reflexões possam subsidiar futuros projetos que trabalham conceitos matemáticos direcionados ao ensino apresentam uma Matemática problematizada, a qual considera o contexto e a cultura na ação cotidiana de sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.137kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática para o ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPadrões matemáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeneralizaçõespt_BR
Título: dc.titleUMA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE PADRÕES E GENERALIZAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, álgebrapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons