Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, Tatiana Bonomo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T11:10:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T11:10:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564251 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É perceptível a ampliação nas últimas duas décadas dos de debates sobre formação de professores. Trata-se de um tema que passa por constantes revisões e problematizações, especialmente por ser considerado elemento imprescindível para a profissionalização docente e para o desenvolvimento de uma identidade profissional, além dos impactos gerados na prática docente. Nessa perspectiva, elaborar e desenvolver um curso de formação continuada com e para professores de Matemática envolvendo conteúdos da Álgebra e para o ensino tornou-se fonte de motivação, principalmente porque várias pesquisas evidenciam a importância de trabalhar o conteúdo generalizações de padrões nas etapas da Educação Básica. O contexto da formação ofertada nos permitiu refletir e relatar o processo de construção de saberes docentes, saberes esses ligados a conceitos para o ensino da Álgebra, tendo como base as experiências e as vivências vivenciadas pelos professores que participaram do curso proposto. Todo esse processo de construção, desenvolvimento e escrita faz parte de uma pesquisa de Mestrado ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) intitulada PADRÕES E GENERALIZAÇÕES PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA: AÇÕES COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Cabe destacar que o objetivo da pesquisa foi analisar os saberes docentes (re) construídos por professores do Ensino Fundamental para o ensino de Álgebra com o estudo de padrões e generalizações. A construção de uma Matemática direcionada para o ensino de Álgebra deve, inicialmente, questionar quais abordagens de ensino os professores utilizam para estimular os estudantes a se apropriarem da linguagem algébrica e serem capazes, por exemplo, de compreender as equações matemáticas e as transformações algébricas. Em nossa pesquisa, após esses questionamentos, foram propostas atividades envolvendo padrões e generalizações. Isso porque o estudo de padrões e generalizações possibilita ao professor estabelecer relações entre a linguagem aritmética e a algébrica, enfatizar o conceito de variável, bem como propor que o estudo das equações também seja visto como uma forma de expressar regularidades, o que pode contribuir para desenvolver o pensamento algébrico. Outra questão considerada foi a opção por uma metodologia de formação que permitisse aos professores, com base em suas vivências ao longo processo formativo, (re) construírem saberes ligados ao ensino da Álgebra. Assim, a formação proposta pautou-se em alguns princípios, destacando-se: os professores são profissionais e, como tal, têm saberes próprios da profissão docente (SHULMAN, 1986; MYSUKAMI, 2004; GIRALDO, ROQUE, 2014; PAIVA, 2018); as discussões coletivas estimulam o surgimento de saberes da prática docente e visam a construção de uma identidade docente. Para Davis e seus colaboradores (2009, 2012, 2014), essas discussões e reflexões, que surgem em discussões coletivas de grupos que trabalham colaborativamente, permitem investigar a prática docente dos envolvidos. Cabe salientar que este livro se direciona a professores dos anos finais do Ensino Fundamental que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o Ensino e Aprendizagem da Álgebra, a professores formadores atuantes nas licenciaturas de Matemática, bem como a quem pretende elaborar ou organizar cursos de formação continuada. Para isso, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas em formações de professores e também adaptadas à sala de aula, considerando-se a realidade da turma à qual se destina. Convém salientar que em alguns momentos foram apresentadas algumas discussões e reflexões, que surgiram durante a realização das atividades, por considerá-las importantes ao processo de formação. Nessa perspectiva, esperamos que a proposta de formação apresentada e os relatos e reflexões possam subsidiar futuros projetos que trabalham conceitos matemáticos direcionados ao ensino apresentam uma Matemática problematizada, a qual considera o contexto e a cultura na ação cotidiana de sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.137kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática para o ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Padrões matemáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Generalizações | pt_BR |
Título: dc.title | UMA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE PADRÕES E GENERALIZAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, álgebra | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons