METODOLOGIAS ATIVAS: fazer para aprender, aprender para refletir, refletir para criticar, criticar para mudar, mudar para transformar, transformar em seres humanos mais humanos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campus Rio Pombapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Lucimeri Mauricio-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Alex da Veiga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-12T23:06:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-12T23:06:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-
identificador: dc.identifier.otherMETODOLOGIAS ATIVAS: fazer para aprender, aprender para refletir, refletir para criticar, criticar para mudar, mudar para transformar, transformar em seres humanos mais humanospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564246-
Resumo: dc.description.abstractEsse caderno é um Produto Educacional do Mestrado PROFEPT – Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba. Queremos sugerir propostas metodológicas simplificadas, para o chão da escola, para que o educador tenha uma alternativa que o ajude no seu fazer pedagógico e facilite o aprendizado. A escolha do método ou os métodos, que melhor se aplicam a sua realidade, aos estudantes, a sua disciplina, ao seu curso e à estrutura da escola. O professor poderá aprofundar a pesquisa sobre uma determinada metodologia ou método e as suas especificidades, caso queira conhecê-la mais, já que aqui apresentamos uma versão simplificada. Não é uma receita pronta ou uma cartilha, porque não trazemos garantia de sucesso. Outrossim, deverá ser adaptada à realidade de cada turma ou disciplina, assim como poderá promover a interdisciplinaridade, respeitando a autonomia docente. Alternando entre metodologias, mesclando mais de uma, ou priorizando uma de cada vez e inserido novas metodologias que não foram citadas nesse caderno. Para que o ensino e aprendizagem tenham significado para a vida do estudante, porque a escolha foi pensada neles, com eles e para eles. Desta feita, enxergamos o sujeito no aluno, no estudante, no educando, no acadêmico, como queiramos chamar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent88 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino e aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprender a aprenderpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectseres humanos mais humanospt_BR
Título: dc.titleMETODOLOGIAS ATIVAS: fazer para aprender, aprender para refletir, refletir para criticar, criticar para mudar, mudar para transformar, transformar em seres humanos mais humanospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação Profissional e Tecnológica – EPT Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRedação acadêmicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons