UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCADORES DA EJA COM FOCO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Nardely Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, Rony Cláudio de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-12T20:00:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-12T20:00:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-04-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564244-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático destina-se a professores, coordenadores e estudantes de mestrado profissional. Profissionais que tenham interesse em planejar e desenvolver curso de formação continuada de professores tutores com ênfase nas ciências, em uma perspectiva multidisciplinar. É importante ressaltar a confluência desta proposta de formação nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos e da Educação a Distância. Propomos neste guia um mapa de tarefas semanais a ser implementado no Ambiente Virtual de Aprendizagem para a formação continuada docente na perspectiva da epistemologia da prática que tenha como pressupostos o diálogo e a reflexão, originados e inerentes à ação pedagógica docente. O mapa de tarefas subsidiará, por meio de atividades semanais, a dinâmica da sala de formação. As tarefas propostas, via fórum e demais ferramentas disponíveis na plataforma Moodle, são constituídas de questões dialógicas, problematizadoras, críticas e reflexivas advindas de situações emergentes no contexto do curso de aperfeiçoamento do OBECiMEJA (Observatório da Educação em Ciências e Matemática na Educação de Jovens e Adultos). As questões trabalhadas nesta proposta de formação por meio do mapa de tarefas são analisadas na dissertação de mestrado de Nardely Sousa Gomes(GOMES, 2015). Quando se fala em aprendizagem de professores na ação e na reflexão da prática pedagógica, é preciso buscar apoio teórico de quem estuda os docentes em situação prática. Os autores que subsidiam o mapa de atividades proposto neste guia são: Paulo Freire, na constituição da práxis educativa libertadora em que se constrói o processo de conscientização e de autonomia docente, partindo do aprender a ser professor alicerçado em uma visão de mundo crítica; Jürgen Habermas na atividade dialética socialmente construída que integra a ação comunicativa Habermasiana com a dialógica Freireana; e Donald Schön, que fundamenta o processo formativo docente por meio da integração teoria e prática em um ensino reflexivo, enfatizando o aprender por meio do fazer, atribuindo um valor epistemológico à atividade prática. Este guia, fruto da pesquisa sobre a formação continuada docente, propõe uma formação que pretende estimular os professores cursistas a refletirem sobre sua prática pedagógica, predisponhaos ao diálogo com seus pares para a promoção da aprendizagem socialmente crítica.Tem seu foco no desenvolvimento da formação dos professores de Ciências, considerando suas interfaces com as outras áreas e conteúdos do conhecimento. São oferecidas sugestões de tarefas semanais para serem trabalhadas na formação. As atividades não são modelos engessados, cabe aos professores formadores adaptá-las a cada realidade, recriá-las como possibilidades de tornar a formação continuada docente espaços de ensino e pesquisa com ênfase na reflexão e no diálogo sobre suas práticas pedagógicas. Na introdução encontra-se a proposta deste guia com base na pesquisa do mestrado, bem como as teorias que a embasaram; na sequência apresenta-se brevemente o contexto da pesquisa de Gomes (2015); depois se tem a explicação de como as análises referentes à formação continuada do OBECiM contribuem para a elaboração do mapa de tarefas e, por último,dispõe-se o mapa de tarefas organizado em seis semanas para ser implementado no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. Vale ressaltar que esta proposta tem foco no ensino de Ciências, porém não se limita a esta área do conhecimento, podendo ser adaptada para a Matemática, por exemplo. Dessa forma, desejamos que esta proposta contribua como experiência e orientação para os professores gestores da formação continuada que pretendem trabalhar na confluência do ensino de Ciências e Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.234kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTutorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessores da educação a distânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de profissionais da educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática reflexivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiálogo em educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem de ciências e matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessores da EJApt_BR
Título: dc.titleUMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCADORES DA EJA COM FOCO NO ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
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