VAMOS AO RIO? UM GUIA DIDÁTICO PARA AULAS DE CAMPO NA PLANÍCIE ALUVIONAR DO RIO DOCE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNEVES, Bianca Pereira das-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T11:35:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T11:35:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-28-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564235-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático foi elaborado como produto final do trabalho de pesquisa intitulada “AULAS DE CAMPO NA PLANÍCIE ALUVIONAR DO RIO DOCE DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA”. A dissertação e a elaboração do guia didático são requisitos do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O Guia Didático tem o objetivo de auxiliar os professores da educação básica no planejamento, elaboração e execução de aulas de campo em espaços não formais, no contexto das bacias hidrográficas. As experiências aqui descritas foram construídas a partir da aplicação dessa proposta metodológica junto aos estudantes da 2a série do Ensino Médio, matriculados em uma escola pública do município de Colatina – ES, durante a realização de uma saída a campo na planície aluvionar do Rio Doce, do município de Colatina-ES, em novembro de 2016. As atividades práticas são relativas às Ciências Naturais e Ciências da Terra, em uma perspectiva interdisciplinar, para que a integração dos saberes propicie uma visão complexa dos problemas locais, associados a identidade planetária.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.394kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEspaços educativos não formaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAula de campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRio Docept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstado do Espírito Santopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSemiáridopt_BR
Título: dc.titleVAMOS AO RIO? UM GUIA DIDÁTICO PARA AULAS DE CAMPO NA PLANÍCIE ALUVIONAR DO RIO DOCEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, educação ambiental críticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons