Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NEVES, Bianca Pereira das | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Carlos Roberto Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T11:35:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T11:35:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564235 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático foi elaborado como produto final do trabalho de pesquisa intitulada “AULAS DE CAMPO NA PLANÍCIE ALUVIONAR DO RIO DOCE DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA”. A dissertação e a elaboração do guia didático são requisitos do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O Guia Didático tem o objetivo de auxiliar os professores da educação básica no planejamento, elaboração e execução de aulas de campo em espaços não formais, no contexto das bacias hidrográficas. As experiências aqui descritas foram construídas a partir da aplicação dessa proposta metodológica junto aos estudantes da 2a série do Ensino Médio, matriculados em uma escola pública do município de Colatina – ES, durante a realização de uma saída a campo na planície aluvionar do Rio Doce, do município de Colatina-ES, em novembro de 2016. As atividades práticas são relativas às Ciências Naturais e Ciências da Terra, em uma perspectiva interdisciplinar, para que a integração dos saberes propicie uma visão complexa dos problemas locais, associados a identidade planetária. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.394kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços educativos não formais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rio Doce | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estado do Espírito Santo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Semiárido | pt_BR |
Título: dc.title | VAMOS AO RIO? UM GUIA DIDÁTICO PARA AULAS DE CAMPO NA PLANÍCIE ALUVIONAR DO RIO DOCE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, educação ambiental crítica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons