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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LITTIG, Jonisario | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Luciano Lessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T10:50:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T10:50:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564233 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Viabilizar o conhecimento aos alunos deveria ser objetivo primordial de todo professor. Para que isso ocorra, os professores devem utilizar métodos e técnicas que facilitem o acesso e permitam a construção desse conhecimento de forma mais significativa. Professores de matemática, quando atentos em contextualizar os conteúdos curriculares com o cotidiano do aluno, devem tornar explícita a presença da matemática nesse meio. Quando se ouve falar em abordagem da matemática contextualizada, logo vem à memória os problemas e/ou situações-problema dos livros didáticos ou de situações criadas fora do contexto social do aluno. Essa contextualização fundamenta-se na apresentação de problemas que abordam elementos matemáticos específicos. Os esforços de pesquisadores da área de educação matemática também estão condicionados a questões para encontrar meios didáticos e metodológicos que viabilizem a aprendizagem da matemática de modo a contemplar o contexto do aluno. Eles têm se dedicado em analisar a contextualização e a relação da matemática da sala de aula e aquela praticada no contexto sociocultural. Outros, porém, dedicam seus estudos na formação de sujeitos críticos capazes de intervir em discussões sociais por meio da matemática. Subsidiados pela educação matemática crítica abordam a matemática como parte do contexto social e como meio de solucionar problemas reais. Na pesquisa de mestrado, nos propusemos a abordar essa forma de contextualização com o trabalho intitulado “MODELAGEM MATEMÁTICA E O CONHECIMENTO REFLEXIVO: UM ESTUDO A PARTIR DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA”. O interesse reside na contextualização da matemática por meio da resolução de problemas reais do contexto sociocultural do aluno, em que a preocupação maior se direciona para a capacidade do aluno problematizar, investigar e analisar situações problemáticas por meio da matemática. Nesse cenário não se propõe a abordagem de um conceito matemático específico, mas o desenvolvimento da matemática baseado na necessidade do aluno utilizá-la para resolver problemas. Além disso, essa forma de contextualização apresenta a matemática como realmente ela é retratada na realidade e não como consta nos livros-texto. Essa forma de contextualização é possível por meio da utilização da modelagem matemática sob a perspectiva sociocrítica como ferramenta metodológica, visto que sugere um ambiente de problematização e investigação de situações do contexto social dos alunos. Sendo assim, a proposta foi desenvolver uma atividade de modelagem matemática sob essa perspectiva. A situação investigada emergiu da implantação na escola do projeto denominado “Jardim Sustentável”, cuja motivação seria dar o primeiro passo na direção de desenvolver um estudo na área de educação ambiental e atender às discussões recentes sobre a implementação dessa disciplina nas escolas. A proposta era cada professor trabalhar com a sua disciplina envolvendo a temática do jardim sustentável e, sempre que possível, de forma interdisciplinar. Porém, o professor de matemática não encontrou relações de atividades matemáticas que pudessem envolver a proposta do jardim e motivar os alunos, adiando sua participação no projeto. Contudo, os alunos perceberam que havia um problema na construção do jardim, pois a escola não recebe água de empresas de tratamento. Dispõe apenas de um poço artesiano e, em alguns períodos do ano, é comum faltar água. Essa situação tornou-se ainda mais grave pela seca que atingiu a região. Surgiu, assim, a indagação: E como seria irrigado esse jardim? Estabelecida a intenção dos alunos em investigar a forma de irrigar o jardim que seria construído na escola dada a escassez de água, o professor de matemática assumiu o papel de orientar e fomentar as reflexões, privilegiar o diálogo entre os pares e apresentar questões-desafio para desenvolver a atividade de modelagem matemática surgida dessa inquietação. O intuito da ação foi conduzir ao desenvolvimento do conhecimento reflexivo, valorizando a leitura crítica do mundo e o papel social do indivíduo. Assim sendo, desenvolveu-se a atividade com alunos da escola, situada na zona rural do município de Santa Maria de Jetibá – ES. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.509kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento reflexivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria sociocultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Perspectiva sociocrítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
Título: dc.title | IRRIGANDO O JARDIM, SEMEANDO REFLEXÕES E COLHENDO CONHECIMENTO REFLEXIVO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, modelagem matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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