USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE FÍSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVAILLANT, Frédéric André Robert-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T10:27:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T10:27:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-26-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564231-
Resumo: dc.description.abstractO presente Guia Didático foi elaborado como produto educacional, fruto da pesquisa intitulada “Divulgação Científica e Ensino de Ciência: os relatos dos professores de Física”. Tanto a pesquisa quanto o guia didático são requisitos do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Esta pesquisa surgiu de interrogações sobre as interações possíveis entre o ensino de ciências e a divulgação científica no processo de Alfabetização Científica: qual pode ser o papel da escola nesse processo? Qual deve ser o papel dos professores de Física nesse processo? Qual pode ser o elo entre escola e divulgação científica? Como os professores de Física podem transformar os Textos de Divulgação Científica em recursos didáticos? Para responder a essas questões, foi realizado um estudo com 14 professores da disciplina de Física do Ensino Médio (ensino regular e EJA), que trabalham em 12 escolas públicas estaduais da Grande Vitória, a fim de verificar se há utilização de texto de divulgação científica nas aulas de Física no Ensino Médio e como os professores transformam os Textos de Divulgação Científica em recursos didáticos para suas aulas. A pesquisa parte do pressuposto, de acordo como Norris e Phillips (2003), de que a Alfabetização Científica pode ser tomada como uma ferramenta cultural por ser relacionada à formação do leitor crítico capaz de lidar, por exemplo, com os textos de divulgação científica (de jornais, de revistas, de livros, da internet etc.), analisando-os, criticando-os, interpretando-os. Nessa perspectiva, o leitor crítico apropria-se da cultura científica e pode ampliar sua leitura do mundo e participar criticamente na sua transformação. Isso exige que a educação não seja desenvolvida na lógica de uma concepção “bancária”, como uma mera transmissão de conteúdo, mas, como ação para o desenvolvimento das capacidades de leitura crítica, de autoria e de autonomia dos cidadãos. Desse modo, a leitura do texto pelos alunos deve permitir instaurar um diálogo no qual os estudantes e o professor se encontrem como investigadores críticos, assumindo o papel de sujeitos que criam e re(criam) ideias em vez de as consumir (FREIRE, 1981). O presente material tem, como objetivo, auxiliar os professores que desejam utilizar os Textos de Divulgação Científica como recurso pedagógico em suas aulas de física no Ensino Médio. No entanto, não pretendemos fornecer roteiros prontos para serem aplicados pelos professores, mas trazer elementos de reflexão, pistas para apreender alguns aspectos a serem considerados para tornar os Textos de Divulgação Científica (TDC) um recurso valioso para o ensino de física.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.399kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de físicapt_BR
Título: dc.titleUSO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE FÍSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons