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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BRASIL, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, Edmar Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T10:15:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T10:15:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564230 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta publicação busca contribuir com o suprimento de uma demanda de acesso a informações qualificadas acerca de questões de gênero e sexualidade, demanda esta apontada por educadoras/es e alunas/os do Ifes Campus Linhares durante as pesquisas realizadas entre o segundo semestre de 2015 e o primeiro semestre de 2017, com vistas à elaboração da dissertação de mestrado profissional “Gênero e sexualidade: sobre a educação legal e a educação real”, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. Através da consulta aos materiais divulgados pelos coletivos Feminifes, Colorifes, Melanina e Icacheou, normas publicadas pelo Campus Linhares, além de relatos, depoimentos, entrevistas e aplicação de questionários às/aos servidoras/es do ensino e às/aos discentes, as pesquisas apontaram para a necessidade da produção de um material didático sobre gênero e sexualidade, considerando a transversalidade do tema para o Ensino Médio. Justificada pela demanda de compreensão acadêmica da dinâmica dos novos movimentos de luta contra as opressões no Ensino Médio, de suas pautas e de seus conflitos com a administração escolar – não raro executada por gestoras/es conservadoras/es quanto ao padrão heteronormativo, machista, patriarcal, misógino, androcêntrico e eurocêntrico – este material pretende contribuir para a promoção de debates qualificados e para o fortalecimento da luta pela superação da opressão e do sofrimento que hoje acomete um número significativo de integrantes da comunidade escolar, as/os quais frequentemente se automutilam e tentam o autoextermínio por terem sua sexualidade, sua identidade ou sua expressão de gênero desqualificada, ridicularizada, discriminada e desrespeitada. Assim, objetivando estimular a reflexão crítica sobre identidades, sexualidade e gênero, esta compilação de verbetes foi elaborada a partir da consulta às seguintes publicações: 1) Políticas Públicas em Promoção da Igualdade (2010) e Políticas Públicas e Gênero (2010), com organização de Maria Luiza Heilborn e Andreia Barreto Leila Araújo para o curso de Gestão em Políticas Públicas em Gênero e Raça, ofertado pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES; 2) Caderno de Textos do Curso de Gênero e Diversidade na Escola (2009), oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa; 3) Dicionário Crítico do Feminismo (2009), organizado por Helena Hirata. Encontramo-nos em um instituto criado para realizar educação, ciência e tecnologia de modo democrático, em diálogo direto com elementos concretos da realidade social. No entanto, é necessário registrar que o padrão masculinista que marcou a origem da instituição se expressa até os dias atuais em sua cultura organizacional, o que pode ser constatado simbolicamente pela vigência do hino intitulado Marcha Eteviana, ainda exibido na abertura de eventos oficiais internos, com seus versos de exclusiva exaltação ao padrão masculino: "Grande forja de homens viris; Impressora fiel de ideias sãs; Celeiro imenso de almas febris; Salve, Escola de jovens titãs!". Uma vez que o conhecimento produzido pela pesquisa de mestrado constata a cultura de preconceito e intolerância em relação às mulheres e aos corpos LGBTIs que convivem nos espaços educacionais, consideramos pertinente oferecer ao público esta compilação de termos e conceitos inclusivos, cuja assimilação é fundamental para a promoção do respeito às diferentes possibilidades de transitar nas instituições de ensino, públicas ou privadas, do Espírito Santo e do país. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.749kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | IDENTIDADES E SEXUALIDADES SEM COMPLICAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES DE GÊNERO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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