EDUCA ESTATÍSTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALVARENGA, Naysa Taboada Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorNOBRE, Isaura Alcina Martins-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIVA, Maria Auxiliadora Vilela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T10:12:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T10:12:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-21-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564229-
Resumo: dc.description.abstractEste material é produto da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que investigou as propostas de práticas pedagógicas de uso de objetos de aprendizagem relacionadas à Educação Estatística no 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa intitulada: Objetos de aprendizagem na educação estatística: recursos didáticos no 1º ano do ensino fundamental foi desenvolvida em uma escola pública do município de Guarapari, localizado no litoral do Estado do Espírito Santo. A escolha pela modalidade de ensino direcionada aos professores de 1º ano dos anos iniciais perpassa pela experiência profissional enquanto Educadora e Tutora do curso Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do 1º ano do Ensino Fundamental. Em uma abordagem histórico-cultural, acreditamos que a valorização da tecnologia computacional e o uso de objetos de aprendizagem como recurso didático contribuem com o processo de ensino e aprendizagem. Como conteúdo matemático, selecionou-se a Educação Estatística para, assim, demarcar a visibilização desse conteúdo que, ao longo da trajetória escolar, vem sendo pouco explorado. Pretende-se com esse propósito ressaltar a importância desse conteúdo para o desenvolvimento do pensamento investigativo, estatístico e interdisciplinar mediante a intervenção do professor. Nessa perspectiva, apresentamos o resultado do produto educativo dessa pesquisa desenvolvida com base na análise de práticas pedagógicas da educação estatística nos anos iniciais, elaboração de uma revisão sistemática de objetos de aprendizagem de Estatística para o 1º ano do Ensino Fundamental, elaboração/aplicação de uma aula utilizando o laboratório de informática e o conteúdo da Educação Estatística a outro conteúdo trabalhado em sala de aula, além da construção de um site apresentado nesse guia. O site está direcionado principalmente aos Professores da Educação Básica e Pesquisadores da Educação Estatística e Tecnologias Educacionais, e propõem um ambiente virtual com o objetivo de subsidiar e auxiliar o trabalho dos docentes em sua prática pedagógica. Sugere-se que, em uma perspectiva histórico-cultural, o ensino da Educação Estatística seja proposta de forma contextualizada, com recursos variados e adaptada à realidade em que for utilizada, para que assim tenha significado para os sujeitos. Acreditamos que o site possa contribuir com a prática docente dos professores do 1º ano do Ensino Fundamental, e almejamos que a leitura incentive, bem como se torne geradora de novas ideias e inspiração para o trabalho no dia a dia da sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.214kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação estatísticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciaispt_BR
Título: dc.titleEDUCA ESTATÍSTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, estatísticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons