RELATÓRIO SOBRE A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR EM LARGA ESCALA: REFLEXOS NA REDE MUNICIPAL EM MUNIZ FREIRE - ES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFRINHANI, Paulo Eduardo-
Autor(es): dc.contributor.authorSAD, Lígia Arantes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-12T19:16:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-12T19:16:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-29-
identificador: dc.identifier.otherLivro Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564226-
Resumo: dc.description.abstractO presente Relatório teve por base a pesquisa cujo objetivo geral foi de analisar as ações utilizadas pela secretaria de educação e metodologias empregadas por pedagogos e professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire, durante o período de 2005 a 2011, que possam ter influenciado a conquista da liderança no ranking das notas de matemática obtidas na Prova Brasil na região do Caparaó capixaba. Especificamente buscou-se: 1) Verificar quais foram as possíveis políticas educacionais que possam ter influenciado a conquista da liderança no ranking das notas de matemática obtidas na Prova Brasil na Região do Caparaó capixaba; 2) Identificar e analisar ações propostas pelos pedagogos aos professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire, especialmente durante os anos de 2005 a 2011; 3)Identificar e analisar métodos e técnicas de ensino utilizadas pelos professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire, especialmente durante os anos de 2005 a 2011. Como produto dos dados e análises, foi elaborado este Relatório de orientação descritiva da(s) metodologia(s) de ensino empregadas pelos professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire, a fim de servir de consulta e sugestões a outros professores de matemática. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, teve seu foco de estudo no âmbito escolar do município de Muniz Freire – ES, utilizando dados dos 11 municípios da região do Caparaó capixaba. Inicialmente, os dados foram obtidos a partir de um levantamento de informações, tendo como fonte o Inep/MEC. O foco foi em dados relacionados aos números do IDEB e da Prova Brasil de todos os municípios da Região do Caparaó capixaba, comparando-os com os dados dessas avaliações no Estado do Espirito Santo e no Brasil. Na segunda etapa da pesquisa ocorreram às entrevistas semiestruturadas com a secretária de educação, pedagogos e professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire-ES, que são sujeitos diretamente envolvidos com as identificações propostas, já mencionadas nos objetivos específicos deste trabalho. 4 A terceira etapa da pesquisa foi constituída pela discussão argumentativa relacionada à triangulação de dados e análise, com elaboração de gráficos e tabelas que auxiliaram na visibilidade da análise e nas conclusões do estudo. A quarta e última etapa foi dedicada à elaboração da escrita final do presente Relatório, no qual se expõe uma análise das principais ações utilizadas pela secretaria de educação, bem como das metodologias empregadas por pedagogos e professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire, durante o período de 2005 a 2011, no qual houve a conquista da liderança no ranking das notas de matemática obtidas na Prova Brasil na Região do Caparaó capixaba.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent443kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdebpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleRELATÓRIO SOBRE A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR EM LARGA ESCALA: REFLEXOS NA REDE MUNICIPAL EM MUNIZ FREIRE - ESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons