Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FRINHANI, Paulo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SAD, Lígia Arantes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-12T19:16:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-12T19:16:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564226 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Relatório teve por base a pesquisa cujo objetivo geral foi de analisar as ações utilizadas pela secretaria de educação e metodologias empregadas por pedagogos e professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire, durante o período de 2005 a 2011, que possam ter influenciado a conquista da liderança no ranking das notas de matemática obtidas na Prova Brasil na região do Caparaó capixaba. Especificamente buscou-se: 1) Verificar quais foram as possíveis políticas educacionais que possam ter influenciado a conquista da liderança no ranking das notas de matemática obtidas na Prova Brasil na Região do Caparaó capixaba; 2) Identificar e analisar ações propostas pelos pedagogos aos professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire, especialmente durante os anos de 2005 a 2011; 3)Identificar e analisar métodos e técnicas de ensino utilizadas pelos professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire, especialmente durante os anos de 2005 a 2011. Como produto dos dados e análises, foi elaborado este Relatório de orientação descritiva da(s) metodologia(s) de ensino empregadas pelos professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire, a fim de servir de consulta e sugestões a outros professores de matemática. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, teve seu foco de estudo no âmbito escolar do município de Muniz Freire – ES, utilizando dados dos 11 municípios da região do Caparaó capixaba. Inicialmente, os dados foram obtidos a partir de um levantamento de informações, tendo como fonte o Inep/MEC. O foco foi em dados relacionados aos números do IDEB e da Prova Brasil de todos os municípios da Região do Caparaó capixaba, comparando-os com os dados dessas avaliações no Estado do Espirito Santo e no Brasil. Na segunda etapa da pesquisa ocorreram às entrevistas semiestruturadas com a secretária de educação, pedagogos e professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire-ES, que são sujeitos diretamente envolvidos com as identificações propostas, já mencionadas nos objetivos específicos deste trabalho. 4 A terceira etapa da pesquisa foi constituída pela discussão argumentativa relacionada à triangulação de dados e análise, com elaboração de gráficos e tabelas que auxiliaram na visibilidade da análise e nas conclusões do estudo. A quarta e última etapa foi dedicada à elaboração da escrita final do presente Relatório, no qual se expõe uma análise das principais ações utilizadas pela secretaria de educação, bem como das metodologias empregadas por pedagogos e professores de matemática da rede municipal de Muniz Freire, durante o período de 2005 a 2011, no qual houve a conquista da liderança no ranking das notas de matemática obtidas na Prova Brasil na Região do Caparaó capixaba. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 443kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ideb | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | RELATÓRIO SOBRE A AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR EM LARGA ESCALA: REFLEXOS NA REDE MUNICIPAL EM MUNIZ FREIRE - ES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons