Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, Sirlene Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SGARBI, Antonio Donizetti | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOBINO, Maria das Graças Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-12T19:01:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-12T19:01:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564217 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este texto foi elaborado com base em uma pesquisa de mestrado intitulada “O Projeto ‘Alfabetização Científica no Contexto da Cidadania Socioambiental’. É um contributo ao enraizamento da educação ambiental”, e se constitui um produto educacional desse estudo, ambos apresentados ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Este material se destina a educadores que trabalhem com a Educação Ambiental interessados numa EA cuja vertente seja transformadora, indo para além da sala de aula, que queiram desenvolver atividades em espaços não-formais de educação, aliando a essas ações o conhecimento teórico-científico a partir do território vivido, preocupados com a alfabetização científica dos participantes, agindo localmente, mas pensando globalmente. No decorrer das páginas será retratada a história e as ações do Projeto Alfabetização Científica e Cidadania Socioambiental – ACCS, coordenado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) em uma ação de extensão vinculada ao CEFOR – Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância. O objetivo é trabalhar conceitos de educação ambiental junto a professores, estudantes do ensino fundamental, membros da comunidade escolar e da comunidade externa (pais de alunos e membros de associações comunitárias) utilizando espaços não-formais de educação do município de Vitória/ES. Já que, como Milton Santos (1995, p. 696), “insistimos no fato de que o processo histórico muda o significado do objeto [...] É sempre temerário trabalhar unicamente com o presente e somente a partir dele. Mais adequado é buscar compreender o seu processo formativo”. O material apresentado a seguir aborda também sucintamente os espaços visitados e duas oficinas entre as diversas realizadas, detalhando o desenvolvimento das atividades realizadas naqueles espaços pelo projeto, mas sem a intenção de oferecer um manual ao leitor, e sim evidenciar essas ações, de modo que possa servir de inspiração para atividades direcionadas para uma Educação Ambiental Transformadora. O Projeto ACCS, durante sua execução, revelou alguns espaços não formais de educação existentes no município de Vitória, em um encontro entre os saberes populares e científicos. O trabalhar com a Educação Ambiental na vertente Transformadora, por meio desses espaços, aponta na direção de um despertar para o pertencimento local, em uma visão de ambiente de totalidade, segundo Milton Santos (1995; 2006), de modo que os envolvidos se percebam como seres históricos e venham a se apropriar dos espaços de direito no território vivido, em uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que integra, conforme sugere o documento Políticas Nacionais de Educação Ambiental. Este texto contém quatro eixos: I Descrição das ações de um projeto que já criou raízes; II Uma ação transformadora tem base teórica consistente; III Os espaços: do cosmo ao território vivido; e IV Especificando, descrevendo e comentando a ação pedagógica das oficinas do Projeto ACCS. Esperamos que esta proposta seja útil para a práxis daqueles que se dedicam à educação em seus diversos aspectos (ambiental, cientifica,...). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.920kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania socioambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental transformadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Coletivo educador | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços não-formais de educação | pt_BR |
Título: dc.title | ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADANIA SOCIOAMBIENTAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE VITÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons