FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES E EDUCADORES SOCIOAMBIENTAIS: POSSIBILIDADE NO TRABALHO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCHAGAS, Evandro Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorLOBINO, Maria das Graças Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorSGARBI, Antonio Donizetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-12T15:47:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-12T15:47:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-22-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564213-
Resumo: dc.description.abstractEste livro foi produzido a partir das discussões e reflexões realizadas na dissertação do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), intitulada: “Processos de formação no espaço do conselho escolar: Possibilidades de diálogos entre Educação Ambiental Crítica e Gestão Democrática”. A pesquisa em questão teve por objetivo analisar um processo formativo junto a membros do Conselho Escolar de duas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Cariacica-ES. A formação teve como proposta, seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva Crítica na Educação Ambiental em diálogo com a Pedagogia Histórico-Crítica, problematizar conteúdos e práticas referentes a Educação Ambiental no contexto da Gestão Democrática, visando a elaboração de propostas de intervenção no território vivido. Após as análises realizadas na referida pesquisa, foi possível constatar que o Conselho escolar pode se constituir em um espaço de reflexão, apropriação/produção de conhecimento contra hegemônico e de mobilização considerando a relação entre escola e comunidade local. Desse modo, ratifica-se ser este uma possibilidade para o estreitamento entre escola e a comunidade local na linha de consolidação de políticas voltadas para a Educação Ambiental, em diálogo com o fortalecimento da gestão democrática na educação pública. Desta forma ao elaborar este material, o nosso objetivo é deixar uma contribuição teórico-metodológica para que os membros da comunidade escolar e local possam refletir sobre processos formativos nesse importante espaço de participação social na educação, tendo a educação ambiental crítica como eixo de articulação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.926kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão democráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParticipação socialpt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES E EDUCADORES SOCIOAMBIENTAIS: POSSIBILIDADE NO TRABALHO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, educação ambiental críticapt_BR
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