Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAGAS, Evandro Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOBINO, Maria das Graças Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SGARBI, Antonio Donizetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-12T15:47:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-12T15:47:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564213 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro foi produzido a partir das discussões e reflexões realizadas na dissertação do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), intitulada: “Processos de formação no espaço do conselho escolar: Possibilidades de diálogos entre Educação Ambiental Crítica e Gestão Democrática”. A pesquisa em questão teve por objetivo analisar um processo formativo junto a membros do Conselho Escolar de duas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Cariacica-ES. A formação teve como proposta, seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva Crítica na Educação Ambiental em diálogo com a Pedagogia Histórico-Crítica, problematizar conteúdos e práticas referentes a Educação Ambiental no contexto da Gestão Democrática, visando a elaboração de propostas de intervenção no território vivido. Após as análises realizadas na referida pesquisa, foi possível constatar que o Conselho escolar pode se constituir em um espaço de reflexão, apropriação/produção de conhecimento contra hegemônico e de mobilização considerando a relação entre escola e comunidade local. Desse modo, ratifica-se ser este uma possibilidade para o estreitamento entre escola e a comunidade local na linha de consolidação de políticas voltadas para a Educação Ambiental, em diálogo com o fortalecimento da gestão democrática na educação pública. Desta forma ao elaborar este material, o nosso objetivo é deixar uma contribuição teórico-metodológica para que os membros da comunidade escolar e local possam refletir sobre processos formativos nesse importante espaço de participação social na educação, tendo a educação ambiental crítica como eixo de articulação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.926kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Participação social | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES E EDUCADORES SOCIOAMBIENTAIS: POSSIBILIDADE NO TRABALHO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, educação ambiental crítica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons