JOGOS DO S. N. DECIMAL PARA CRIANÇAS COM S. DOWN: JOGO 3: ESQUERDINHA, QUEM PRIMEIRO TIVER 100

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCORRÊA, Gisély de Abrêu-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-12T14:09:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-12T14:09:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-05-
identificador: dc.identifier.otherJogo didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564209-
Resumo: dc.description.abstractEsta é uma coletânea de jogos matemáticos, elaborada como pré-requisito para conclusão do mestrado profissional em educação, ciências e matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Os jogos objetivam a apropriação do conceito de Sistema de Numeração Decimal por crianças com síndrome de Down, propiciando a alfabetização matemática de crianças com síndrome de Down, como forma de maior interação na sociedade. Selecionamos seis jogos, que originariamente encontram-se propostos no caderno três do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): Ganha 100 Primeiro, para construção da noção de agrupamento de 10 em 10; Gasta 100 Primeiro, para a compreensão do processo de desagrupamento; Esquerdinha: quem primeiro tiver 100, para compreensão do significado do valor posicional no Sistema de Numeração Decimal; Placar ZERO, objetivando a compreensão de desagrupamento, respeitando o valor posicional com registro numérico; Agrupamento para mudar de nível (segundo a cor), que explora a ideia de que, por meio do agrupamento na base 10, realizamos quantificações com representações simbólicas, colaborando com a construção da noção de valor; e, para a representação do agrupamento decimal e compreensão do valor posicional dos algarismos, apresentamos o último jogo chamado: Qual a representação do número? (BRASIL, 2014). Os jogos foram adaptados considerando as características do sujeito com síndrome de Down e valorizando suas potencialidades de aprendizagem. Para dar direção ao ensino, propomos que cada jogo seja desenvolvido a partir da Teoria Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, elaborada pelo psicólogo soviético Piotr Yakovlevich Galperin. Esta coletânea está disponível em versão digital, mas também pode ser impressa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.400kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMotivaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistema de numeração decimalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais manipulativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da formação planejada das ações mentais e dos conceitospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAções mentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Título: dc.titleJOGOS DO S. N. DECIMAL PARA CRIANÇAS COM S. DOWN: JOGO 3: ESQUERDINHA, QUEM PRIMEIRO TIVER 100pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, práticas educacionais inclusivaspt_BR
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