Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CORRÊA, Gisély de Abrêu | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, Edmar Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-12T14:04:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-12T14:04:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogo didático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564208 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta é uma coletânea de jogos matemáticos, elaborada como pré-requisito para conclusão do mestrado profissional em educação, ciências e matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Os jogos objetivam a apropriação do conceito de Sistema de Numeração Decimal por crianças com síndrome de Down, propiciando a alfabetização matemática de crianças com síndrome de Down, como forma de maior interação na sociedade. Selecionamos seis jogos, que originariamente encontram-se propostos no caderno três do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): Ganha 100 Primeiro, para construção da noção de agrupamento de 10 em 10; Gasta 100 Primeiro, para a compreensão do processo de desagrupamento; Esquerdinha: quem primeiro tiver 100, para compreensão do significado do valor posicional no Sistema de Numeração Decimal; Placar ZERO, objetivando a compreensão de desagrupamento, respeitando o valor posicional com registro numérico; Agrupamento para mudar de nível (segundo a cor), que explora a ideia de que, por meio do agrupamento na base 10, realizamos quantificações com representações simbólicas, colaborando com a construção da noção de valor; e, para a representação do agrupamento decimal e compreensão do valor posicional dos algarismos, apresentamos o último jogo chamado: Qual a representação do número? (BRASIL, 2014). Os jogos foram adaptados considerando as características do sujeito com síndrome de Down e valorizando suas potencialidades de aprendizagem. Para dar direção ao ensino, propomos que cada jogo seja desenvolvido a partir da Teoria Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, elaborada pelo psicólogo soviético Piotr Yakovlevich Galperin. Esta coletânea está disponível em versão digital, mas também pode ser impressa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.460kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de numeração decimal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais manipulativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da formação planejada das ações mentais e dos conceitos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ações mentais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Título: dc.title | JOGOS DO S. N. DECIMAL PARA CRIANÇAS COM S. DOWN: JOGO 2: GASTA 100 PRIMEIRO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, práticas educacionais inclusivas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons