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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANJOS, Welington Batista dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SAD, Lígia Arantes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T20:00:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T20:00:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564203 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Estamos disponibilizando um material de apoio pedagógico desenvolvido em conjunto com a dissertação de mestrado do historiador, professor, pesquisador e mestre em Educação em Ciências e Matemática, Welington Batista dos Anjos sob a orientação da professora doutora Ligia Arantes Sad, intitulado: “Ensino de História na educação básica: (re)significando valores sobre os povos indígenas do Espírito Santo”. Trata-se de um material destinado, principalmente a professores que atuam na educação básica e que pretendem desenvolver atividades relacionadas aos povos indígenas do Espírito Santo. Ao longo do material propomos debater questões que envolvem: saberes dos indígenas Guarani do Espírito Santo, relações que esses povos estabelecem com o meio ambiente, alimentação tradicional Guarani e interação entre a História e as demais disciplinas do currículo escolar. Ao final do produto educacional sugerimos algumas atividades transdisciplinares relacionadas a alguns alimentos considerados sagrados e tradicionais para os Guarani, tais como o milho, a mandioca, o amendoim e a batata doce, para que professores possam, a partir de receitas que utilizam alguns desses alimentos, trabalhar conteúdos de suas respectivas disciplinas e, ao mesmo tempo, criar oportunidade para desenvolver a temática indígena em suas práticas educativas. Acreditamos que dessa forma, estamos a oferecer uma proposta que colabora com efetivação da Lei nº. 11.645, de 10 de março de 2008, que altera o artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e complementa a Lei nº. 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do estudo de história e cultura indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, públicos e privados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.739kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Historicidade indígena no Espírito Santo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas de campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços não formais | pt_BR |
Título: dc.title | SABERES DOS INDÍGENAS GUARANI DE ARACRUZ -ES COMPARTILHADOS NA ESCOLA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, etnomatemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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