SABERES DOS INDÍGENAS GUARANI DE ARACRUZ -ES COMPARTILHADOS NA ESCOLA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANJOS, Welington Batista dos-
Autor(es): dc.contributor.authorSAD, Lígia Arantes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T20:00:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T20:00:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-06-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564203-
Resumo: dc.description.abstractEstamos disponibilizando um material de apoio pedagógico desenvolvido em conjunto com a dissertação de mestrado do historiador, professor, pesquisador e mestre em Educação em Ciências e Matemática, Welington Batista dos Anjos sob a orientação da professora doutora Ligia Arantes Sad, intitulado: “Ensino de História na educação básica: (re)significando valores sobre os povos indígenas do Espírito Santo”. Trata-se de um material destinado, principalmente a professores que atuam na educação básica e que pretendem desenvolver atividades relacionadas aos povos indígenas do Espírito Santo. Ao longo do material propomos debater questões que envolvem: saberes dos indígenas Guarani do Espírito Santo, relações que esses povos estabelecem com o meio ambiente, alimentação tradicional Guarani e interação entre a História e as demais disciplinas do currículo escolar. Ao final do produto educacional sugerimos algumas atividades transdisciplinares relacionadas a alguns alimentos considerados sagrados e tradicionais para os Guarani, tais como o milho, a mandioca, o amendoim e a batata doce, para que professores possam, a partir de receitas que utilizam alguns desses alimentos, trabalhar conteúdos de suas respectivas disciplinas e, ao mesmo tempo, criar oportunidade para desenvolver a temática indígena em suas práticas educativas. Acreditamos que dessa forma, estamos a oferecer uma proposta que colabora com efetivação da Lei nº. 11.645, de 10 de março de 2008, que altera o artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e complementa a Lei nº. 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do estudo de história e cultura indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, públicos e privados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.739kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistoricidade indígena no Espírito Santopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAulas de campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços não formaispt_BR
Título: dc.titleSABERES DOS INDÍGENAS GUARANI DE ARACRUZ -ES COMPARTILHADOS NA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, etnomatemáticapt_BR
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