Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PASSAMAI, Paulo Cesar da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOBINO, Maria das Graças Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-13T10:39:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-13T10:39:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564200 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação do Campo representa um espaço de possibilidades que tem como princípio a garantia de direitos aos diversos sujeitos campesinos, homens, mulheres, crianças, jovens, idosos, negros, brancos, e indígenas, que possuem suas histórias, memórias, vivências e uma cultura própria, sendo fruto de diversas lutas sociais no intuito da busca por uma educação básica de qualidade manifestada na Escola do Campo. Assim, tomando como base essa premissa compreendemos a relevância de proporcionar aos educadores e educadoras do campo e da cidade subsídios no que concerne a compreensão sobre a importância do trabalho nas escolas do campo. Este material faz parte do trabalho de dissertação de mestrado pelo Programa de Educação em Ciência e Matemática (Educimat) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) intitulado “Educação do Campo em Cariacica: Diálogos Es- cola/Comunidade e Alfabetização Científica na Escola do Campo Margarete Cruz Pereira – Entre histórias, memórias e fazeres” desenvolvido no ano de 2017, tendo como objetivo relatar a experiência por nós realizada. Acreditamos que este material colabora no processo de formação dos educadores do campo, possibilitando assim a promoção de espaços tempos que visem o compartilhamento dos saberes entre os diferentes sujeitos do campo. Assim tomando por base esse movimento da pesquisa, iremos apresentar sucintamente o processo realizado identificando as etapas e ações trabalhadas durante o processo formativo, seguindo a concepção dialógica freiriana, apontando assim sugestões que possam colaborar em possíveis os processos formativos e ações na relação escola e comunidade na Educação do Campo. Destacamos também a possibilidade do diálogo ente os saberes populares e científicos na relação escola e comunidade no território do campo, e a potencialidade dos espaços não formais do território rural de Cariacica, apresentando algumas sugestões de atividades e abordagens pedagógicas nos espaços visitados, a partir da perspectiva da alfabetização científica na concepção defendida por Chassot (2003). Além disso, também faremos uma breve abordagem sobre o trabalho desenvolvido pela ECEC, apontando as ações e projetos que a escola vem desenvolvendo nesse diálogo da escola e da comunidade na Educação do Campo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.571kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo escola e comunidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação formal e não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Proposta pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | DIÁLOGOS E PRÁTICAS NA ESCOLA DE CAMPO E ESTAÇÃO DE CIÊNCIAS MARGARETE CRUZ PEREIRA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E COMUNIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons