DIÁLOGOS E PRÁTICAS NA ESCOLA DE CAMPO E ESTAÇÃO DE CIÊNCIAS MARGARETE CRUZ PEREIRA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E COMUNIDADE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPASSAMAI, Paulo Cesar da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon-
Autor(es): dc.contributor.authorLOBINO, Maria das Graças Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-13T10:39:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-13T10:39:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-13-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564200-
Resumo: dc.description.abstractA Educação do Campo representa um espaço de possibilidades que tem como princípio a garantia de direitos aos diversos sujeitos campesinos, homens, mulheres, crianças, jovens, idosos, negros, brancos, e indígenas, que possuem suas histórias, memórias, vivências e uma cultura própria, sendo fruto de diversas lutas sociais no intuito da busca por uma educação básica de qualidade manifestada na Escola do Campo. Assim, tomando como base essa premissa compreendemos a relevância de proporcionar aos educadores e educadoras do campo e da cidade subsídios no que concerne a compreensão sobre a importância do trabalho nas escolas do campo. Este material faz parte do trabalho de dissertação de mestrado pelo Programa de Educação em Ciência e Matemática (Educimat) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) intitulado “Educação do Campo em Cariacica: Diálogos Es- cola/Comunidade e Alfabetização Científica na Escola do Campo Margarete Cruz Pereira – Entre histórias, memórias e fazeres” desenvolvido no ano de 2017, tendo como objetivo relatar a experiência por nós realizada. Acreditamos que este material colabora no processo de formação dos educadores do campo, possibilitando assim a promoção de espaços tempos que visem o compartilhamento dos saberes entre os diferentes sujeitos do campo. Assim tomando por base esse movimento da pesquisa, iremos apresentar sucintamente o processo realizado identificando as etapas e ações trabalhadas durante o processo formativo, seguindo a concepção dialógica freiriana, apontando assim sugestões que possam colaborar em possíveis os processos formativos e ações na relação escola e comunidade na Educação do Campo. Destacamos também a possibilidade do diálogo ente os saberes populares e científicos na relação escola e comunidade no território do campo, e a potencialidade dos espaços não formais do território rural de Cariacica, apresentando algumas sugestões de atividades e abordagens pedagógicas nos espaços visitados, a partir da perspectiva da alfabetização científica na concepção defendida por Chassot (2003). Além disso, também faremos uma breve abordagem sobre o trabalho desenvolvido pela ECEC, apontando as ações e projetos que a escola vem desenvolvendo nesse diálogo da escola e da comunidade na Educação do Campo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.571kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiálogo escola e comunidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação formal e não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
Título: dc.titleDIÁLOGOS E PRÁTICAS NA ESCOLA DE CAMPO E ESTAÇÃO DE CIÊNCIAS MARGARETE CRUZ PEREIRA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E COMUNIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons