Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CESÁRIO, Anderson Antonio Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PINTO, Antonio Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-12T12:23:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-12T12:23:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564195 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático é destinado a professores que queiram inovar na forma de abordagem do conceito de função através da Modelagem Matemática. Apresentar aos estudantes este rico instrumento matemático para interpretação de fenômenos em consonância com os motivos que determinaram o surgimento do conceito de acordo com a perspectiva de Caraça (1984): a necessidade de analisar fenômenos, identificar regularidades, interpretar interdependências e generalizar. O trabalho foi proposto e estruturado com base em uma atividade de Modelagem Matemática fundamentada na perspectiva de Almeida (2012) e observando os pressupostos de Vygotsky (2005, 2007) no que tange ao processo social e histórico-cultural de construção do conhecimento. As atividades apresentadas neste guia foram construídas com base nos trabalhos de Modelagem Matemática desenvolvidos por alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária a partir da realidade vivenciada por eles. Nosso objetivo com esse guia é que ele seja um material de apoio ao professor, fornecendo exemplos comentados de atividades de modelagem não com o intuito de fornecer receitas, mas dar subsídios para a reflexão e criação de novas atividades. Sendo assim, na introdução comentamos sobre os motivos que nos levaram à elaboração deste guia. A seguir, expomos as bases teóricas que sustentaram o estudo para, em seguida, relatarmos as atividades desenvolvidas de forma comentada e apresentarmos algumas sugestões de leitura. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.189kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito de função | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | A MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, modelagem matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons