A MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCESÁRIO, Anderson Antonio Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, Antonio Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-12T12:23:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-12T12:23:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-07-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564195-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático é destinado a professores que queiram inovar na forma de abordagem do conceito de função através da Modelagem Matemática. Apresentar aos estudantes este rico instrumento matemático para interpretação de fenômenos em consonância com os motivos que determinaram o surgimento do conceito de acordo com a perspectiva de Caraça (1984): a necessidade de analisar fenômenos, identificar regularidades, interpretar interdependências e generalizar. O trabalho foi proposto e estruturado com base em uma atividade de Modelagem Matemática fundamentada na perspectiva de Almeida (2012) e observando os pressupostos de Vygotsky (2005, 2007) no que tange ao processo social e histórico-cultural de construção do conhecimento. As atividades apresentadas neste guia foram construídas com base nos trabalhos de Modelagem Matemática desenvolvidos por alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária a partir da realidade vivenciada por eles. Nosso objetivo com esse guia é que ele seja um material de apoio ao professor, fornecendo exemplos comentados de atividades de modelagem não com o intuito de fornecer receitas, mas dar subsídios para a reflexão e criação de novas atividades. Sendo assim, na introdução comentamos sobre os motivos que nos levaram à elaboração deste guia. A seguir, expomos as bases teóricas que sustentaram o estudo para, em seguida, relatarmos as atividades desenvolvidas de forma comentada e apresentarmos algumas sugestões de leitura.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.189kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceito de funçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
Título: dc.titleA MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, modelagem matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons