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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERRAZ, Vasty Veruska Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Carlos Roberto Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-11T13:28:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-11T13:28:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564190 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material de apoio pedagógico compõe a dissertação de mestrado da geógrafa e professora pesquisadora em Educação e Ensino de Ciências Vasty Veruska R. Ferraz. Destina-se principalmente a professores que visam a trabalhar com saberes populares de pescadores(as) e marisqueiros(as) que tiram o seu sustento do universo da lama, dos frutos do manguezal, onde a sua sobrevivência está intimamente relacionada a existência desse ecossistema e de sua manutenção em boas condições. A proposta do material é destacar os saberes adquiridos durante anos de idas e vindas à maré, como é comumente chamado o manguezal pelos trabalhadores do município de Cariacica - Espírito Santo, e como é possível articular os saberes populares aos saberes científicos por meio de uma Sequência Didática (SD). É importante destacar que as tarefas são sugestões que podem ser adaptadas de acordo com o grupo eleito para se trabalhar o tema, qual seja, níveis e modalidades de ensino distintas. Todas as propostas são minuciosamente caracterizadas e acompanhadas da descrição dos elementos necessários à sua aplicação. Ressaltamos que a SD completa com problematização, objetivo geral, objetivos específicos e dinâmicas, encontra-se no apêndice do material de apoio pedagógico. As atividades que compõem o material foram pensadas levando em consideração a perspectiva da Educação Dialógica Freiriana, o Pensamento Complexo de Edgar Morin e os pressupostos da Educação Ambiental Crítica (EAC) de Carlos Frederico Loureiro. Freire evidencia o diálogo como eixo fundamental para uma educação libertadora, a ausência de diálogo pode consolidar o “eu” como detentor da verdade plena, sem troca de experiências e saberes que emanam do processo coletivo de libertação. A educação libertadora prima pela formação de um cidadão consciente, que compreenda os problemas que permeiam a nossa sociedade, um cidadão que seja capaz de intervir na sua realidade, participando de decisões que irão afetar direta ou indiretamente a sua vida. A EAC postulada por Loureiro é uma Educação Ambiental que considera que é preciso haver mudanças na esfera individual e coletiva, com cidadãos situados socialmente, é entender e levar em conta que os sujeitos possuem nomes, história, vontades, paixões, sonhos, desejos, interesses e necessidades próprias. O Meio Ambiente (MA) e sua degradação estão sendo o escopo de preocupação nas últimas décadas, o padrão econômico adotado pelos países tem sido questionado, pois além de devastar, deteriorar e poluir, ele gera desigualdades, exclusão social e fome em todas as partes do planeta. Loureiro expressa que para superarmos o modelo de sociedade existente é primordial que os cidadãos entendam o seu papel social e quais são as influências da sociedade no seu modo de vida. Morin profere que o pensamento complexo seria, pois uma espécie de articulador de diferentes disciplinas primando por um saber não fragmentado, que reconhece que o conhecimento é algo incompleto, imperfeito, passível de ser reformulado. O pensamento simplificador, ao contrário, anula a diversidade, fragmenta o conhecimento, não possibilitando associação entre ele. Morin (2008), em sua abordagem, defende que é preciso realizar a interlocução entre o físico, o biológico, o social e o cultural e histórico, visto que, transmite a ideia de compartilhamento de saberes que considera o ser humano uma organização sistêmica complexa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.821kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes populares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços não formais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Manguezal | pt_BR |
Título: dc.title | QUANDO OS SABERES POPULARES DOS(AS) PESCADORES(AS) E MARIQUEIROS(AS) DO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES VÃO À ESCOLA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, educação ambiental crítica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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