PROJETO ESCOLAR CAFÉ DO IMIGRANTE: UMA POSSÍVEL EDUCAÇÃO CTS/CTSA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOGNHOL, Tadeu Davel-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Sidnei Quezada Meireles-
Autor(es): dc.contributor.authorTERRA, Vilma Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-11T12:48:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-11T12:48:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-23-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564186-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático de Ciências é um produto educacional resultante de um estudo científico desenvolvido durante 2015 e 2016, durante a realização do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. Este estudo abordou o desenvolvimento de uma intervenção escolar na forma de projeto escolar, envolvendo diálogos entre o arranjo produtivo local de café arábica de Venda Nova do Imigrante e uma escola de ensino médio. Todo o trabalho foi realizado na cidade de Venda Nova do Imigrante, estado do Espírito Santo. A intervenção pedagógica, chamada de projeto escolar “Café de Venda Nova do Imigrante”, foi planejada com base na pedagogia de projeto de trabalho com base em Hernández e Ventura (2007). O projeto envolveu uma primeira etapa de seleção dos estudantes, seguido de oficinas formativas abordando ideias, entrevistas e fotografias. As reuniões preliminares foram realizadas na forma de rodas de conversas, abordando conteúdos relacionados à temática de produção de café – a bioquímica do café, a química do café, um pouco sobre a história do ciclo do café, um pouco de arte sobre a história do café, a composição de café e o processo de produção de café. As aulas de campo foram realizadas na forma de aula de campo, planejadas com base em Seniciato e Cavassan (2004) e Campos (2014). Foi visitado um espaço de plantação de café, a colheita, o sindicato de produtores de café, a secagem de café, a torração do café e a prefeitura da cidade de Venda Nova do Imigrante. Durante as visitas, os alunos do projeto escolar tiveram a oportunidade de entrevistar pessoas de cada espaço visitado. Após as visitas, foram realizadas rodas de conversas sobre as experiências realizadas durante o projeto escolar, sobre as entrevistas realizadas com o produtor, as pessoas trabalhadoras do espaço de produção de café, as pessoas do sindicato e o prefeito da cidade. Os aspectos da educação CTS/CTSA foram analisados com base nos pressupostos de Latour e Woolgar (1997), Aikenhead (2009), Santos e Auler (2011), Sadler (2011), Reis e Galvão (2008), Leite (2012) e Sachs (1997, 2007). Os aspectos pedagógicos foram analisados com educação formal e não formal foram analisados com base nos pressupostos da pedagogia da Práxis de Gadotti (2004) e Gohn (2006; 2010). Também foram abordados aspectos da aprendizagem colaborativa foram analisados com base nos pressupostos por Gokhale (1995) e Calderano, Marques e Martins (2013). A análise dos resultados indicou que a intervenção pedagógica perpassou por aspectos tecnológicos, sociocientíficos, socioculturais, socioeconômicos e socioambientais, se aproximando da proposta daeducação CTS/CTSA. Ao analisar os aspectos pedagógicos com base nos pressupostos da pedagogia da Práxis de Gadotti (2010), percebeu-se que houve momentos de promoção de cidadania, globalização, planetaridade, sustentabilidade, transdisciplinaridade e dialogicidade, o que também contribuiu para a promoção do sentimento de pertencimento local e regional e o empoderamento social. Como produto educacional, foi elaborado esse Guia Didático de Ciências para servir como documentos de futuras intervenções pedagógicas realizadas no contexto do ensino das Ciências Naturais, cujo objetivo é o de apresentar contribuições pedagógicas de uma intervenção abordando possíveis diálogos entre a produção de café e a educação básica. Um projeto escolar “Café de Venda Nova do Imigrante” utilizou uma metodologia de pedagogia de projetos, envolvendo 15 estudantes do ensino médio público.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.874kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTS/CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTS/CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia de projetopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da práxispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titlePROJETO ESCOLAR CAFÉ DO IMIGRANTE: UMA POSSÍVEL EDUCAÇÃO CTS/CTSApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, pedagogia histórico-críticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons