TRILHANDO CIÊNCIA, MIRANDO CIDADANIA: UM GUIA DIDÁTICO PARA AULAS DE CAMPO NO PARQUE ESTADUAL DA FONTE GRANDE (VITÓRIA/ES)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Marcelo Scabelo da-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Carlos Roberto Pires-
Autor(es): dc.contributor.authorSGARBI, Antonio Donizetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T18:06:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T18:06:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-01-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564185-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático é parte integrante da Dissertação de Mestrado do geógrafo e professor-pesquisador em Educação e Ensino de Ciências M.Ed. Marcelo Scabelo Silva, orientado pelo Prof. D.L. Carlos Roberto Pires Campos e coorientado pelo Prof. D.Ed. Antônio Donizetti Sgarbi. Ambos são pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES – Campus Vitória). A referida Dissertação de Mestrado encontra-se disponível no seguinte endereço eletrônico: http://educimat.vi.ifes.edu.br/divipop/?page_id=8. Trata-se de um produto educacional, fruto de uma pesquisa desenvolvida no circuito “Trilha da Pedra da Batata – Mirante do Sumaré” junto com a equipe de educadores ambientais do Centro de Educação Ambiental do Parque (CEA/PEFG). Esta equipe foi designada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (SEMMAM/PMV), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município (SEME/PMV). O objetivo deste guia didático é favorecer o trabalho dos professores e proporcionar, aos alunos, um aprendizado dinâmico, crítico e interativo, em um espaço educativo não formal, por meio da aula de campo. Intencionamos, nesse sentido, facilitar a interação do estudante com os ambientes situados para além dos espaços formais, nos quais poderão aflorar sensações, emoções, dúvidas, reflexões e investigações, tanto nos educandos quanto nos professores. Em nossa concepção, isso será capaz de potencializar o ensino de Ciências e a aprendizagem dos alunos, sobretudo ao favorecer o seu protagonismo no processo de (re)construção de seus conhecimentos. Para tanto, escolhemos três pontos estratégicos de parada no trajeto. Nestes pontos, considerados os mais significativos, serão apresentadas, e vivenciadas, as características ambientais do: I) Recanto da Pedra da Batata e alguns conhecimentos científicos importantes, relacionados ao patrimônio natural e à preservação dos recursos minerais, tanto para a harmonização do ambiente quanto para o seu uso consciente pelo ser humano; II) Abrigo Natural do Ipê-Felpudo e a importância das rochas, da vegetação, dos microorganismos e do solo na manutenção da cadeia alimentar e no ciclo de vida da fauna e da flora silvestres, bem como suas relações com a vida do ser humano; III) Mirante do Sumaré e alguns conhecimentos científicos associados à lateralidade, à orientação e à localização espacial no município de Vitória, além da necessidade de se preservar a Mata Atlântica que cobre as encostas dos morros. Desejamos uma excelente aula de campo e que, acima de tudo, você aprenda de maneira interativa e descontraída.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.487kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAula de campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de educação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
Título: dc.titleTRILHANDO CIÊNCIA, MIRANDO CIDADANIA: UM GUIA DIDÁTICO PARA AULAS DE CAMPO NO PARQUE ESTADUAL DA FONTE GRANDE (VITÓRIA/ES)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversaispt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons