Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | KACHEL, Gabriel Luiz Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SAD, Lígia Arantes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T19:55:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T19:55:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564182 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Criado em dezembro de 1961, na então Escola Técnica de VitóriaI (ETV), o curso Técnico em Estradas funciona até os dias de hoje no Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Esse curso representou um marco na instituição sendo o primeiro técnico de nível médio. E veio também trazer algumas transformações para a Educação Matemática realizada dentro dos muros dessa escola. O presente trabalho convida o leitor a se transportar para aquela época por meio de documentos, registros, vestígios e memórias de depoentes. Este livro foi escrito como produto educacional de uma pesquisa de mestrado que investigou a construção social dos currículos de Matemática do curso Técnico em Estradas no período das décadas de 1960, 1970 e 1980. No processo de pesquisa foi possível analisar como ocorreu a configuração das prescrições e práticas curriculares de Matemática nesse curso, bem como o contexto histórico no qual esse processo estava inserido. A história dessa Educação Matemática construída se entrelaça com a história do curso e do próprio Ifes. Dessa forma, fica clara a relevância dessa disciplina na formação deste profissional: o técnico em Estradas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.050kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História da educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM ESTRADAS DO IFES: UM OLHAR HISTÓRICO PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons