Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MONTEIRO, Charlles | - |
Autor(es): dc.contributor.author | AMADO, Manuella Villar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BASÍLIO, Thiago Holanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T19:51:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T19:51:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564181 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático é um produto pedagógico da pesquisa de mestrado intitulada “Prática pedagógica interdisciplinar no curso técnico em pesca: um olhar sobre as ilhas costeiras de Piúma-ES com vistas à promoção da educação ambiental crítica”, realizada no Programa PósGraduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, entre os anos 2015 e 2017. A finalidade desse conteúdo é apresentar as potencialidades educativas das Ilhas costeiras de Piúma, como espaços de educação não formal, para promoção da educação ambiental crítica numa abordagem que transpõe a perspectiva meramente conservacionista e possibilite aos educadores e educandos uma reflexão problematizadora da realidade com vistas à sua transformação. Salienta-se que esse guia não se trata de um manual com “receitas prontas” ou um tutorial “passo-a-passo” para atividades lúdicas e recreativas. Entretanto, sem desconsiderar a ludicidade e a recreação (que são intrínsecas ao processo educativo em espaços de educação dessa natureza), este material objetiva apresentar um conjunto de informações pedagógicas, bioecológicas e socioambientais que possibilitam ao(à) educador(a), em sua autonomia e liberdade didática, construir o seu próprio plano de ensino de acordo com as características e peculiaridades de seus educandos. Portanto, como itinerário educativo este guia traz inicialmente uma breve apresentação das bases teóricas que fundamentam a proposta pedagógica, em seguida uma sucinta descrição da cidade de Piúma-ES e, por fim, a caracterização das Ilhas costeiras do município, a saber: Ilha do Gambá, Ilha do Meio e Ilha dos Cabritos e suas potencialidades pedagógicas com vistas à promoção de uma educação ambiental crítica, emancipatória e transformadora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.433kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ilhas costeiras | pt_BR |
Título: dc.title | O POTENCIAL EDUCATIVO DAS ILHAS COSTEIRAS DE PIÚMA: UM GUIA DIDÁTICO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons