O POTENCIAL EDUCATIVO DAS ILHAS COSTEIRAS DE PIÚMA: UM GUIA DIDÁTICO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMONTEIRO, Charlles-
Autor(es): dc.contributor.authorAMADO, Manuella Villar-
Autor(es): dc.contributor.authorBASÍLIO, Thiago Holanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T19:51:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T19:51:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-22-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564181-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático é um produto pedagógico da pesquisa de mestrado intitulada “Prática pedagógica interdisciplinar no curso técnico em pesca: um olhar sobre as ilhas costeiras de Piúma-ES com vistas à promoção da educação ambiental crítica”, realizada no Programa PósGraduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, entre os anos 2015 e 2017. A finalidade desse conteúdo é apresentar as potencialidades educativas das Ilhas costeiras de Piúma, como espaços de educação não formal, para promoção da educação ambiental crítica numa abordagem que transpõe a perspectiva meramente conservacionista e possibilite aos educadores e educandos uma reflexão problematizadora da realidade com vistas à sua transformação. Salienta-se que esse guia não se trata de um manual com “receitas prontas” ou um tutorial “passo-a-passo” para atividades lúdicas e recreativas. Entretanto, sem desconsiderar a ludicidade e a recreação (que são intrínsecas ao processo educativo em espaços de educação dessa natureza), este material objetiva apresentar um conjunto de informações pedagógicas, bioecológicas e socioambientais que possibilitam ao(à) educador(a), em sua autonomia e liberdade didática, construir o seu próprio plano de ensino de acordo com as características e peculiaridades de seus educandos. Portanto, como itinerário educativo este guia traz inicialmente uma breve apresentação das bases teóricas que fundamentam a proposta pedagógica, em seguida uma sucinta descrição da cidade de Piúma-ES e, por fim, a caracterização das Ilhas costeiras do município, a saber: Ilha do Gambá, Ilha do Meio e Ilha dos Cabritos e suas potencialidades pedagógicas com vistas à promoção de uma educação ambiental crítica, emancipatória e transformadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.433kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de educação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIlhas costeiraspt_BR
Título: dc.titleO POTENCIAL EDUCATIVO DAS ILHAS COSTEIRAS DE PIÚMA: UM GUIA DIDÁTICO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, temas transversaispt_BR
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