INCLUIR É O CAMINHO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOURENÇÃO, Vagner-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T17:45:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T17:45:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-13-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564176-
Resumo: dc.description.abstractEm conversa com o professor regente sobre Pedrinho, perguntei a ele como era o comportamento, atitude e o nível de participação do aluno em suas aulas, bem como se ele utilizava algum método para facilitar a inclusão desse aluno. O professor, após ouvir atentamente as perguntas, começou a falar das dificuldades de trabalhar a inclusão dos alunos da educação especial no ensino regular. Em seguida, ele respondeu-as da seguinte forma: "Tenho ele - no caso Pedrinho - e muitos outros alunos da educação especial. É muito difícil dar uma atenção para eles o tempo todo durante as aulas. Pois, além deles, preciso também trabalhar com todos os outros alunos e as turmas estão sempre cheias. Além disso, têm muitos alunos sem limites, que são indisciplinados e estão cada vez piores. Se eu parar para dar uma atenção maior a esses alunos com necessidades especiais, como deveria ser feito, não conseguiria dar conta da turma toda." (Professor regente, 2016). Ao ver suas dificuldades para desenvolver atividades que incluíssem Pedrinho, resolvi propor o projeto: “Incluir é o Caminho”, que visa, por meio de atividades lúdicas, envolvendo movimentos, melhorar suas condições motoras, promover sua autonomia e motivá-lo a participar das aulas de Educação Física. O professor, de imediato, achou uma ideia excelente e o aluno alegrou-se com a oportunidade de aprender brincando. Procurou-se dar um caráter lúdico durante todos os encontros, por isso as atividades do projeto foram repletas de brincadeiras e de descontração, com o intuito de facilitar a apropriação do conhecimento e, sobretudo, de oferecer ao aluno um espaço pautado na confiança e na valorização do sujeito, em que ele se reconhecesse como parte integrante e importante do processo. De acordo com Bomtempo (2011, p. 75), a criança, ao realizar atividades em brincadeiras, assume uma função de protagonista; nesse contexto, ela muda de papel e passa do comportamento passivo para o ativo. Nesse sentido, em algumas atividades propostas, o aluno deveria imaginar-se em uma situação fantasiosa ou vivenciar uma história de aventura, por exemplo. Além disso, eram introduzidos diferentes tipos de materiais para simular um determinado jogo. A estratégia lúdica o deixava bastante envolvido nas atividades, conforme havia diversificação das brincadeiras, ampliava-se seu compromisso. Para Kishimoto (2011, p. 27), a criança quando brinca “[...] o faz de modo bastante compenetrado”. A característica lúdica foi tão marcante em nossas atividades que, ao se referir aos nossos encontros, Pedrinho, por inúmeras vezes, demonstrava sua satisfação em participar das atividades do projeto e evidencia isso quando expressa alegria em uma de suas falas: "Tio Vagner, nós vamos brincar hoje de quê?" (Pedrinho, 2016). Nessa perspectiva, podemos inferir que as atividades lúdicas, sobretudo as brincadeiras que envolvem movimentos e trabalhem com o imaginário da criança, podem servir como estímulo e motivação para o seu desenvolvimento de aspectos cognitivos e motores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.594kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades funcionaispt_BR
Título: dc.titleINCLUIR É O CAMINHO: DIÁLOGOS POSSÍVEISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino, educação física, educação inclusivapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons