Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOURENÇÃO, Vagner | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T17:24:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T17:24:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Didático Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564175 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Tornar a escola cada vez mais inclusiva é o desafio atual para gestores, professores, alunos, familiares e comunidades, enfim, para todos que, de alguma forma, estão envolvidos com o contexto escolar. Quando pensamos em uma escola que prioriza o ensino de qualidade, condena o preconceito e preza pelo respeito às diversidades, bem como oferece aos alunos as mesmas condições de acesso e de permanência nos espaços escolares e, sobretudo, dá a eles possibilidades para descobrir o mundo pela ótica da escolaridade, estamos nos referindo a uma escola democrática, interativa e social, de fato, inclusiva. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996) aponta para a necessidade de uma educação voltada para a formação cidadã e elege a escola como espaço democrático que deve assegurar conhecimentos que permitirão o exercício dos direitos fundamentais, entre eles o princípio da igualdade, salvaguardando o direito à diferença. O Estatuto da Pessoa com Deficiência, regulamentada pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº 13.146, de 2015, apresenta-se em conformidade com diversos princípios da LDB, ampliando-se o direito à igualdade e da não discriminação. Dessa forma, o aluno com NEEs tem o direito de receber uma educação de qualidade, “[...] de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem” (BRASIL, 2015, s. p.). O estatuto ainda preconiza que as instituições de ensino devem adotar: “[...] medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem” (BRASIL, 2015, s. p.). Desse modo, a educação cumpre um papel essencial, o de possibilitar a esses estudantes “acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania” (BRASIL, 1998, p. 5). Nesse sentido, apresentaremos o projeto “Incluir é o Caminho”, referentes a pequenas histórias contadas no formato de quadrinhos (envolvendo ficção e realidade) que relatam sucintamente a participação, no projeto, de um aluno com Necessidades Educacionais Especiais, Pedrinho, que frequentou regularmente o 5º ano do ensino fundamental, em de 2016. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.861kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades funcionais | pt_BR |
Título: dc.title | INCLUIR É O CAMINHO: UM DESAFIO PARA A ESCOLA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino, educação física, educação inclusiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons