Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Aline de Paula Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Mirian do Amaral Jonis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T14:05:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T14:05:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564170 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse produto educacional é destinado para professores que lecionam a disciplina de Biologia para alunos do Ensino Médio e é um dos resultados da dissertação de Mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória, com o título “Parceria Universidade-Escola no Estágio Supervisionado: a construção de saberes docentes por meio de ações colaborativas”, o qual foi desenvolvido pela professora Aline de Paula Nunes Santos sob a orientação Profa. Dra. Mirian do Amaral Jonis Silva, a fim de orientar os docentes no desenvolvimento de projetos similares em escolas da educação básica. O material foi produzido a partir de um projeto escolar denominado BioChef realizado de forma colaborativa com professoras em formação inicial (alunas do Curso de Ciências Biológicas da UFES matriculadas na disciplina do Estágio Curricular Supervisionado II), professora regente da disciplina de Biologia e turmas de alunos do 3o ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, situada na cidade de Vitória – ES. A experiência descrita a partir do projeto escolar BioChef servirá para socializar uma prática de colaboração que contribuiu para o desenvolvimento de saberes docentes dos professores envolvidos, no caso a professora pesquisadora e os professores em formação inicial, acreditando que essa experiência pode ser útil para qualquer grupo de professores que desejam desenvolver trabalhos de forma colaborativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.427kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas colaborativas | pt_BR |
Título: dc.title | A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS ESCOLARES COLABORATIVOS: A EXPERIÊNCIA DO BIO CHEF | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons