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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MIRANDA, Emerson Clayton do Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Sandra Aparecida Fraga da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T13:53:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T13:53:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564169 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A história da humanidade nos revela que raciocinar proporcionalmente era algo que todas as civilizações utilizavam ao longo do tempo, pois a proporcionalidade sempre esteve presente em diversas áreas do conhecimento, como na matemática, na arquitetura, na astronomia e em diversas outras. Esse contexto pode ser exemplificado, pois, o homem teve a necessidade de desenvolver mecanismos que lhe permitisse lidar com situações envolvendo a proporcionalidade e, consequentemente, com o passar do tempo, novas conexões e práticas iam surgindo, assim: [...] os conceitos matemáticos surgem, uma vez que sejam postos problemas de interesse de capital, prático ou teórico: - é o número natural, surgindo da necessidade de contagem, o número racional, da medida, o número real, para assegurar a compatibilidade lógica de aquisições diferentes (CARAÇA, 1989, p. 125). Alguns estudos mostram que o ensino da proporcionalidade está de certa maneira priorizando somente um cálculo matemático, entrelaçado à quantificação. Diante disso, o uso do algoritmo do produto transversal (regra de três) é, por vezes, utilizado como a única forma de se resolver determinada situação-problema. Assim, devido ao uso indiscriminado do algoritmo, o professor não oportuniza o aluno a buscar outras maneiras de resolução, não permitindo assim que o mesmo raciocine proporcionalmente, valorizando apenas a função quantitativa da proporcionalidade em detrimento da função qualitativa. Este material foi desenvolvido com o intuito de contribuir para a formação do professor, no que tange a proporcionalidade e, por consequência, o raciocínio proporcional. Esclarecemos que este material não é um manual para que o professor aborde a temática em sala de aula, mas sim, consiste numa proposta desenvolvida num curso em uma pesquisa do Educimat (MIRANDA, 2017), com ideias e sugestões para serem trabalhadas na formação de professores que ensinam matemática, nós trabalhamos na formação inicial. A proposta é para se criem condições para que os professores possam se apropriar do conhecimento docente, matemáticos e pedagógicos e que tenham acesso a alternativas para se trabalhar a proporcionalidade em sala de aula. Este livro está organizado em 5 capítulos. No primeiro capítulo está a introdução, onde escrevemos de maneira geral a realização do curso e uma síntese da pesquisa a qual este livro se baseia. No capítulo 2, discorremos sobre a formação do professor, enquanto no capítulo 3, abordamos o conteúdo matemático que escolhemos. No capítulo 4, trazemos algumas questões, ideias e sugestões para serem trabalhadas na formação de professores e que também podem ser utilizadas em sala de aula. Trazemos no último capítulo algumas considerações finais que permeiam a proporcionalidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 999kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratório de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio proporcional | pt_BR |
Título: dc.title | RACIOCÍNIO PROPORCIONAL: INDO ALÉM DO ALGORITMO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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