O CONCEITO DE DIVISÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTANA, Danielly Fraga-
Autor(es): dc.contributor.authorPAIVA, Maria Auxiliadora Vilela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T13:33:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T13:33:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-19-
identificador: dc.identifier.otherLivro Didático Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564167-
Resumo: dc.description.abstractTrabalhar na Formação Inicial de professores e com um conteúdo do ensino fundamental foi um desafio por pertencer ao quadro de operações aritméticas e, portanto, conteúdo considerado já dominado pelos licenciandos. Mas a motivação foi o fato de que, para tratar qualquer conteúdo, mesmo que elementar, o professor necessita construir um saber diferenciado, que vai além dos procedimentos de cálculos. Assim, neste livro, a intenção foi discutir teorias que embasam o ensino e aprendizagem do conceito de divisão e trazer experiências vivenciadas na intervenção trabalhada com ingressantes na licenciatura em Matemática, de uma instituição pública do Estado do Espírito Santo. Este material é produto de uma pesquisa de mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT), vinculado ao Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Campus Vitória. Contém algumas abordagens que consideramos mais relevantes para trabalhar o conceito de divisão no contexto da formação inicial. Para isso, algumas alterações foram feitas nas atividades aplicadas na pesquisa, trazendo contribuições dos participantes e, ao aplicá-lo, pretendemos ampliar potencialidades de estudos acerca do conceito de divisão na formação do professor de Matemática. Durante as intervenções, realizadas no contexto da disciplina Fundamentos da Matemática Elementar I, foram aplicadas atividades com sobre divisão abordando calculadora, cálculo mental, estimativa, algoritmo da divisão, divisão partitiva e quotativa e algoritmo de Euclides. Como os três últimos temas foram os mais discutidos nas aulas no decorrer da pesquisa, este produto educacional contempla esses temas diretamente. Dessa maneira, vale ressaltar, que não apresentamos aqui todas as abordagens consideradas relevantes para (re)construir adequadamente o conhecimento sobre o conceito de divisão, mas sim algumas discussões e atividades pertinentes para tal objetivo. Assim como em nossa pesquisa (SANTANA, 2018), a proposta do material é valorizar conhecimentos prévios dos licenciandos e, por isso, recomendamos que nenhuma formalização seja apresentada antes de os participantes refletirem, discutirem e apresentarem suas estratégias de solução das atividades propostas. Dessa maneira, criar um ambiente propício para a partilha de ideias e respeito mútuo é essencial para um bom aproveitamento da formação aqui proposta. Além disso, no decorrer deste material alertamos o leitor sobre expressões e atitudes equivocadas que, geralmente, são utilizadas ao explicar procedimentos de resolução do algoritmo da divisão; elas acabam gerando, nos alunos do ensino fundamental e médio, algumas dificuldades conceituais. Embora este material seja direcionado ao trabalho com a licenciatura em Matemática, pessoas que estejam interessadas em (re)construir os aprendizados sobre o conceito da divisão, tais como formadores de professores e professores de Matemática de todas as modalidades de ensino, podem fazer adaptações para utilizá-lo, adequando-o ao seu contexto escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.186kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceito de divisãopt_BR
Título: dc.titleO CONCEITO DE DIVISÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons