Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CELANTE, Gisele Xavier Malheiros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TERRA, Vilma Reis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SGARBI, Antonio Donizetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-12T15:40:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-12T15:40:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564162 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A ideia de aliar a história como contextualização ao conteúdo de Química vem sendo explorada por muitos professores do Ensino Básico. Este guia vem com o intuito de colaborar com aqueles que comungam com a mesma ideia. Ao fazer um planejamento o professor de Química não deve ser limitado e sim procurar, em seus planejamentos os fundamentos, a origem histórica dos conteúdos e mostrar aos alunos que a disciplina é dinâmica, tem origem e uma continuação. O que está sendo proposto nessa sequência didática é a possibilidade de explorar o conteúdo que normalmente é pouco difundido em livros didáticos enriquecê-lo com a história mostrando momentos de sua criação, da sociedade e que se pode ainda, evoluir. Conhecer a História da Ciência pode permitir que o aluno pudesse visualizar a Química como algo interessante, e não mais uma disciplina com conteúdos que sejam meras “decorebas” e sim que possam ter um aprendizado significativo. Para tal ensino nesse trabalho é sugerido uma sequência didática que alia o conteúdo programático de química com a história. Este guia vem apresentar uma contribuição para professores do Ensino Fundamental, Ensino Básico, Ensino para Jovens e Adultos e todos relacionados com a educação em especial para os professores que lecionam a disciplina de Química e Ciências que abordam o tema SEPARAÇÃO DE MISTURAS e dentro desse assunto o método de DESTILAÇÃO em seus planejamentos e sentem falta de algo que possam complementar a abordagem do tema em sala de aula e não 9 mostrar aos alunos que se trata apenas de um método de separação de misturas, como é mostrado nos livros didáticos. O que está sendo proposto é uma contextualização para o método de separação de líquidos por destilação, a apresentação de fatos históricos que envolvem um químico brasileiro, João Manso Pereira que contribuiu com seu livreto sobre como melhorar a eficiência dos alambiques, intitulado, “MEMORIA SOBRE A REFORMA DOS ALAMBIQUES OU DE HUM PROPRIO PARA A DESTILAÇÃO DAS AGUAS ARDENTES”, livro este que aborda as melhorias para que um alambique para a preparação da cachaça envolvendo o contexto social do Brasil Colônia. Aliando história, ciência e atualidade os alunos ao final, serão estimulados a realizar uma campanha onde farão um alerta sobre as consequências para aqueles que ingerem bebidas alcoólicas e logo após dirigem. Com essa contextualização pode-se ter uma alternativa para o ensino de um tema pouco explorado e abordado em livros didáticos e quando abordados é de maneira conteudista e sem representatividade histórica ou informações atuais para seu uso. A Sequência Didática não pretende ser um produto fechado ou encerrado, pois nela se permite que qualquer professor possa fazer adaptações de acordo com a realidade estrutural da escola. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.291kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação científica | pt_BR |
Título: dc.title | CACHAÇA: UM GUIA DIDÁTICO CONTEXTUALIZADO PARA A DESTILAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons