BLOG DE MATEMÁTICA: AMPLIANDO O ESPAÇO-TEMPO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, Rosemere Athayde Santos de-
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, Antonio Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T14:01:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T14:01:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-23-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564152-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático destina-se a professores de Matemática que desejam trabalhar com atividades baseadas na utilização de tecnologias digitais como recurso didático, usando-a como “metodologia” para auxiliar no ensino e na aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), podendo ser utilizado também por professores de outras disciplinas ou numa perspectiva interdisciplinar. Além disso, trazemos uma proposta de trabalho que utiliza o blog como espaço complementar de ensino, estendendo a sala de aula para além dos muros da escola. Ao falarmos em tecnologias digitais nos baseamos nas concepções do pesquisador em ciência da informação e da comunicação Pierre Lévy (2010). Para ele aulas correlacionadas com o ciberespaço apresentam potencial para auxiliar na transposição dos muros da escola. É dentro dessa perspectiva que foram propostas atividades de Matemática, compartilhadas online e foi criado um blog colaborativo, visando estreitar as relações entre professor e alunos, além de minimizar os problemas de baixa frequência na turma da EJA. Aspiramos que este Guia seja um material de apoio para o professor e que, além de apresentar um roteiro para trabalhar com o compartilhamento de atividades online, sirva também de inspiração para a criação de novas dinâmicas de trabalho utilizando as ferramentas digitais na EJA. Assim, na introdução abordamos como foi a pesquisa de mestrado que culminou na elaboração desse Guia Didático, bem como as teorias que sustentaram as discussões presentes no estudo. Apresentaremos como foram desenvolvidas as atividades desde a utilização dos recursos do Google Drive, até a criação e o uso do blog.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.827kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Título: dc.titleBLOG DE MATEMÁTICA: AMPLIANDO O ESPAÇO-TEMPO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons