Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CASTRO, Rosemere Athayde Santos de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PINTO, Antonio Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T14:01:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T14:01:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564152 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático destina-se a professores de Matemática que desejam trabalhar com atividades baseadas na utilização de tecnologias digitais como recurso didático, usando-a como “metodologia” para auxiliar no ensino e na aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), podendo ser utilizado também por professores de outras disciplinas ou numa perspectiva interdisciplinar. Além disso, trazemos uma proposta de trabalho que utiliza o blog como espaço complementar de ensino, estendendo a sala de aula para além dos muros da escola. Ao falarmos em tecnologias digitais nos baseamos nas concepções do pesquisador em ciência da informação e da comunicação Pierre Lévy (2010). Para ele aulas correlacionadas com o ciberespaço apresentam potencial para auxiliar na transposição dos muros da escola. É dentro dessa perspectiva que foram propostas atividades de Matemática, compartilhadas online e foi criado um blog colaborativo, visando estreitar as relações entre professor e alunos, além de minimizar os problemas de baixa frequência na turma da EJA. Aspiramos que este Guia seja um material de apoio para o professor e que, além de apresentar um roteiro para trabalhar com o compartilhamento de atividades online, sirva também de inspiração para a criação de novas dinâmicas de trabalho utilizando as ferramentas digitais na EJA. Assim, na introdução abordamos como foi a pesquisa de mestrado que culminou na elaboração desse Guia Didático, bem como as teorias que sustentaram as discussões presentes no estudo. Apresentaremos como foram desenvolvidas as atividades desde a utilização dos recursos do Google Drive, até a criação e o uso do blog. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.827kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Título: dc.title | BLOG DE MATEMÁTICA: AMPLIANDO O ESPAÇO-TEMPO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons