PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Luz Marina de-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Sidnei Quezada Meireles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T12:55:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T12:55:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-03-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564148-
Resumo: dc.description.abstractNo ano de 2012, a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica-ES (SEME) sistematizou as diretrizes curriculares do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental (EF) e no ano seguinte, para implementá-las, foram organizados os encontros de professores, por área, na forma de curso de formação. Nesse contexto, com foco no ensino de Ciências da Natureza, tornou-se relevante investigar de que forma as ações propostas nas políticas educacionais federais, entre elas, o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e aquelas desenvolvidas no âmbito municipal, no caso específico, a implementação das diretrizes curriculares de Ciências da Natureza, se inter-relacionam na perspectiva de responder aos questionamentos pertinentes à formação continuada dos professores e aos aspectos relacionados às ações propostas pelas escolas para a minimização dos problemas apontados nos planos de ações das escolas. A investigação resultou na dissertação de mestrado intitulada: “Articulações entre o PDE-Escola e a formação continuada de professores de Ciências da Natureza do município de Cariacica-ES: do planejamento ao fazer docente”. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada em documentos oficiais, nas observações, nos depoimentos registrados ao longo da pesquisa, e nos questionários respondidos pelos professores participantes do curso de formação continuada, envolvidos no processo. O objetivo geral deste estudo foi analisar as potencialidades do PDE-Escola e da formação continuada dos professores para o ensino de Ciências da Natureza, nas escolas que atendem aos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Cariacica-ES. A pesquisa teve como parâmetros os planos de ações elaborados pelas escolas inseridas no programa PDE-Escola com base nos resultados do Índice de Educação Básica (Ideb) do ano de 2007, que apontaram baixo desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), na disciplina de Ciências da Natureza e o curso de Formação Continuada de professores dessa área, no qual foi realizado um Seminário de Práticas Pedagógicas desenvolvidas pelos professores participantes. Na investigação, essas práticas foram analisadas quanto aos aspectos convergentes entre as abordagens em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e os pressupostos freireanos. Por meio deste estudo, como produto final, foi elaborado este guia didático contendo as sugestões da aplicação de recursos financeiros destinados ao ensino de Ciências da Natureza e das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores participantes do curso de Formação Continuada. Neste guia é apresentado parte de um aprendizado coletivo, construído por meio das trocas de experiências, do trabalho desenvolvido de forma colaborativa, em um processo de formação continuada, com demonstração dos trabalhos desenvolvidos por professores e professoras, com inovação, criatividade e compromisso social; e esse é o grande objetivo deste material, divulgar e compartilhar esses fazeres docentes capazes de provocarem transformações no aprender e no ensinar!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.007kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de ciências naturaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação libertadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional de financiamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências da naturezapt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons