Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Luz Marina de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meireles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T12:55:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T12:55:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564148 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No ano de 2012, a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica-ES (SEME) sistematizou as diretrizes curriculares do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental (EF) e no ano seguinte, para implementá-las, foram organizados os encontros de professores, por área, na forma de curso de formação. Nesse contexto, com foco no ensino de Ciências da Natureza, tornou-se relevante investigar de que forma as ações propostas nas políticas educacionais federais, entre elas, o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e aquelas desenvolvidas no âmbito municipal, no caso específico, a implementação das diretrizes curriculares de Ciências da Natureza, se inter-relacionam na perspectiva de responder aos questionamentos pertinentes à formação continuada dos professores e aos aspectos relacionados às ações propostas pelas escolas para a minimização dos problemas apontados nos planos de ações das escolas. A investigação resultou na dissertação de mestrado intitulada: “Articulações entre o PDE-Escola e a formação continuada de professores de Ciências da Natureza do município de Cariacica-ES: do planejamento ao fazer docente”. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada em documentos oficiais, nas observações, nos depoimentos registrados ao longo da pesquisa, e nos questionários respondidos pelos professores participantes do curso de formação continuada, envolvidos no processo. O objetivo geral deste estudo foi analisar as potencialidades do PDE-Escola e da formação continuada dos professores para o ensino de Ciências da Natureza, nas escolas que atendem aos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Cariacica-ES. A pesquisa teve como parâmetros os planos de ações elaborados pelas escolas inseridas no programa PDE-Escola com base nos resultados do Índice de Educação Básica (Ideb) do ano de 2007, que apontaram baixo desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), na disciplina de Ciências da Natureza e o curso de Formação Continuada de professores dessa área, no qual foi realizado um Seminário de Práticas Pedagógicas desenvolvidas pelos professores participantes. Na investigação, essas práticas foram analisadas quanto aos aspectos convergentes entre as abordagens em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e os pressupostos freireanos. Por meio deste estudo, como produto final, foi elaborado este guia didático contendo as sugestões da aplicação de recursos financeiros destinados ao ensino de Ciências da Natureza e das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores participantes do curso de Formação Continuada. Neste guia é apresentado parte de um aprendizado coletivo, construído por meio das trocas de experiências, do trabalho desenvolvido de forma colaborativa, em um processo de formação continuada, com demonstração dos trabalhos desenvolvidos por professores e professoras, com inovação, criatividade e compromisso social; e esse é o grande objetivo deste material, divulgar e compartilhar esses fazeres docentes capazes de provocarem transformações no aprender e no ensinar! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.007kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ciências naturais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional de financiamento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons