A ESCOLA VAI AO MUSEU: PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA - INMA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROLDI, Maria Margareth Cancian-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Mirian do Amaral Jonis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T13:43:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T13:43:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-11-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564139-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático foi elaborado como produto educacional, fruto da pesquisa intitulada “ENSINO DE BIOLOGIA NO INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES MEDIADAS”. A pesquisa e a elaboração do produto educacional são requisitos do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), realizado entre setembro de 2015 a julho de 2017. O objetivo do guia é contribuir para o ensino de biologia da educação formal, com propostas investigativas a serem utilizadas por professores e/ou mediadores no parque zoobotânico do Instituo Nacional da Mata Atlântica-INMA, localizado em Santa Teresa-ES. O guia aponta alternativas para o ensino de biologia em um museu de ciência, mais precisamente um museu de biologia, considerado espaço de educação não formal. A proposta foi elaborada a partir da aplicação de atividades investigativas com alunos das três séries do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Santa Teresa, ES. Vale lembrar, que a atividade investigativa aplicada foi desenvolvida em um contexto específico, por isso, não se caracteriza como uma proposta pronta (fechada), aplicável a qualquer outro contexto. Trata-se, no entanto, de um material de apoio para nortear as atividades que o professor e/ou mediador do INMA pretende desenvolver. A atividade investigativa realizada foi planejada de acordo com o modelo de ensino que se baseia no modelo dos 5E’s (BYBEE, 2006) utilizando os princípios teórico-metodológicos do ensino por investigação, deste modo, a seguir, apresentam-se algumas considerações sobre o ensino de ciências por investigação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.310kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMuseu de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMediaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de educação não formalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola e museupt_BR
Título: dc.titleA ESCOLA VAI AO MUSEU: PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA - INMApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, aprendizagem investigativa de ciênciaspt_BR
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