Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROLDI, Maria Margareth Cancian | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Mirian do Amaral Jonis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T13:43:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T13:43:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564139 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático foi elaborado como produto educacional, fruto da pesquisa intitulada “ENSINO DE BIOLOGIA NO INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES MEDIADAS”. A pesquisa e a elaboração do produto educacional são requisitos do curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), realizado entre setembro de 2015 a julho de 2017. O objetivo do guia é contribuir para o ensino de biologia da educação formal, com propostas investigativas a serem utilizadas por professores e/ou mediadores no parque zoobotânico do Instituo Nacional da Mata Atlântica-INMA, localizado em Santa Teresa-ES. O guia aponta alternativas para o ensino de biologia em um museu de ciência, mais precisamente um museu de biologia, considerado espaço de educação não formal. A proposta foi elaborada a partir da aplicação de atividades investigativas com alunos das três séries do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Santa Teresa, ES. Vale lembrar, que a atividade investigativa aplicada foi desenvolvida em um contexto específico, por isso, não se caracteriza como uma proposta pronta (fechada), aplicável a qualquer outro contexto. Trata-se, no entanto, de um material de apoio para nortear as atividades que o professor e/ou mediador do INMA pretende desenvolver. A atividade investigativa realizada foi planejada de acordo com o modelo de ensino que se baseia no modelo dos 5E’s (BYBEE, 2006) utilizando os princípios teórico-metodológicos do ensino por investigação, deste modo, a seguir, apresentam-se algumas considerações sobre o ensino de ciências por investigação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.310kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Museu de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências naturais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola e museu | pt_BR |
Título: dc.title | A ESCOLA VAI AO MUSEU: PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA - INMA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, aprendizagem investigativa de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons