PRODUÇÃO COLABORATIVA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE QUÍMICA COM TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBATISTA, Rivana Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorTERRA, Vilma Reis-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Sidnei Quezada Meireles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-02-10T13:00:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-02-10T13:00:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-27-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático de Ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564136-
Resumo: dc.description.abstractO compromisso da Educação Química implica que a construção curricular inclua aspectos formativos para o desenvolvimento de uma cidadania planetária. No ensino de Ciências isso exige uma base de conteúdos articulados com questões relativas a aspectos científicos, tecnológicos, sociais, econômicos e políticos. Essa articulação fará com que os aprendizes, atores sociais, se apropriem de ferramentas culturais para atuar de forma participativa no mundo em que estão inseridos. Entendendo o desafio que é a sala de aula e as dificuldades em produzir um material didático que tenha essa articulação é que desenvolvemos este material no intuito de colaborar com o seu trabalho. Este guia didático é resultado do projeto de pesquisa intitulado “Contribuições das práticas pedagógicas colaborativas produzidas com temas Sociocientíficos no PIBID de Química” realizado em 2014, cujos resultados apontaram reais possibilidades de construção de conhecimento químico utilizando uma abordagem temática sociocientífica. Procurando contribuir com o trabalho das professoras eprofessores, por meio desta produção, na sua prática docente da Educação Química no Ensino Médio (EM), foi apresentada uma sequência didática. O planejamento colaborativo permite inovações, flexibilidade na construção das atividades e troca de experiências com seus pares e com seus alunos. Assim, esperamos auxiliá-los em sua práxis pedagógica e motivá-los a prosseguir na busca de metodologias de ensino e de aportes teóricos que favoreçam a aquisição dos conhecimentos científicos de seus alunos e a formação de cidadãos críticos, questionadores e autônomos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.635kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPibidpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemas sociocientíficospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titlePRODUÇÃO COLABORATIVA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE QUÍMICA COM TEMAS SOCIOCIENTÍFICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação em ciências e matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas pedagógicas no ensino de ciências, educação científica críticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons