Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BATISTA, Rivana Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TERRA, Vilma Reis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada Meireles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T13:00:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T13:00:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564136 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O compromisso da Educação Química implica que a construção curricular inclua aspectos formativos para o desenvolvimento de uma cidadania planetária. No ensino de Ciências isso exige uma base de conteúdos articulados com questões relativas a aspectos científicos, tecnológicos, sociais, econômicos e políticos. Essa articulação fará com que os aprendizes, atores sociais, se apropriem de ferramentas culturais para atuar de forma participativa no mundo em que estão inseridos. Entendendo o desafio que é a sala de aula e as dificuldades em produzir um material didático que tenha essa articulação é que desenvolvemos este material no intuito de colaborar com o seu trabalho. Este guia didático é resultado do projeto de pesquisa intitulado “Contribuições das práticas pedagógicas colaborativas produzidas com temas Sociocientíficos no PIBID de Química” realizado em 2014, cujos resultados apontaram reais possibilidades de construção de conhecimento químico utilizando uma abordagem temática sociocientífica. Procurando contribuir com o trabalho das professoras eprofessores, por meio desta produção, na sua prática docente da Educação Química no Ensino Médio (EM), foi apresentada uma sequência didática. O planejamento colaborativo permite inovações, flexibilidade na construção das atividades e troca de experiências com seus pares e com seus alunos. Assim, esperamos auxiliá-los em sua práxis pedagógica e motivá-los a prosseguir na busca de metodologias de ensino e de aportes teóricos que favoreçam a aquisição dos conhecimentos científicos de seus alunos e a formação de cidadãos críticos, questionadores e autônomos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.635kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pibid | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Temas sociocientíficos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUÇÃO COLABORATIVA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE QUÍMICA COM TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de ciências, educação científica crítica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons