Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, Auremar Medeiros de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Sandra Aparecida Fraga da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-02-10T12:38:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-02-10T12:38:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia Didático de Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564135 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O guia didático “Viva Geometria Viva!” é uma proposta que visa apresentar um material pedagógico a ser utilizado como ferramenta no desenvolvimento de conhecimentos em geometria. Por meio da apresentação, discussão e reflexão de vídeos que abordam a geometria existente em construções humanas e na natureza, apresentamos atividades que venham a colaborar com o processo de ensino e aprendizagem da geometria. O desenvolvimento da pesquisa de mestrado realizada no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, no campus/Vitória, intitulada “Visualização de elementos geométricos com uso de vídeos: uma experiência com alunos do 6o ano” nos proporcionou informações que sustentaram a construção desta produção. A pesquisa orientada pelas Professoras Doutoras em Educação Maria Alice Veiga Ferreira de Souza e Sandra Aparecida Fraga da Silva apresentou contribuições da utilização de vídeos à visualização e reconhecimento de figuras geométricas presentes no dia a dia. E partindo desse estudo, construímos um guia didático que possibilitasse a professores e demais interessados, vídeos e atividades que possibilitam discussões e reflexões acerca da visualização e reconhecimento de elementos geométricos presentes no cotidiano. Sugerimos ainda, referências que foram utilizadas nessa construção que permitirão leituras mais aprofundadas acerca do assunto em desenvolvimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.807kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem áudio visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria de Van Hiele | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem de matemática | pt_BR |
Título: dc.title | VIVA GEOMETRIA VIVA! | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas pedagógicas no ensino de matemática, informática na educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons